Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Bubblegum Crisis: Tokyo 2040. A reimaginação que não superou o original.

Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, バブルガムクライシス Tokyo 2040
Acrescentamos recentemente ao website uma nova seção de artigos dedicada há grandes animes do passado, alguns deles hoje praticamente esquecidos.

Esta lista receberá novos artigos gradativamente e os interessados podem conferir acessando "Jóias do Passado" no menu superior ou seção inferior de nossa home.

Já comentamos sobre os 8 episódios do Bubblegum Crisis original, de 1987, e como o título foi produzido com a ambição de tornar-se uma obra de arte influenciando sua época e gerações futuras.

Também mencionamos as 3 OVAs extras "Bubblegum Crash" lançadas em 1991 que, embora tendo elementos interessantes, não continham a mesma magia e qualidade do antecessor.

Foi então que em 1998, quase as vésperas de um novo milênio com grandes avanços na indústria de animes, o estúdio AIC, criador da franquia, decidiu produzir Bubblegum Crisis: Tokyo 2040 que não seria bem um remake mas sim uma reimaginação do original com algumas liberdades (open abaixo).

Embora ambientado em 2040 e não mais em 2033, aqui a personagem Linna ainda não conhecia as outras protagonistas Priss, Nene e Sylia, passando a interagir com elas ao vir trabalhar em Tokyo.

É dada maior ênfase dramática a construção das personagens sendo a grande mudança aplicada a Sylia. No primeiro Bubblegum ela era uma mulher madura e resolvida porém em Tokyo 2040 está mais jovem, com outro design, e apresentando traços de desequilíbrio e histeria quanto a sua repulsa aos androides semi-orgânicos Boomers.

Estes inclusive continuam tendo a capacidade de assimilar matéria inorgânica convertendo-se em monstros nascidos de um conto de fantasia barato, o que foge da lógica existente numa obra de ficção cyberpunk.

O adolescente Mackey e os policiais Daley e Leon também ganharam uma nova roupagem. Leon distancia-se um pouco do estereótipo de detetive hollywoodiano dos anos 1980, apresentando-se como um policial mais sério e estressado, embora seu desenvolvimento romântico com a personagem Priss finalmente tenha avançado.

Na equipe técnica o ilustrador Masaki Yamada ficou responsável pelo novo design e, sim, ele já havia trabalhando antes em "Tenchi Muyo!", outro sucesso da AIC, por isto a semelhança no bonito visual das personagens. Outros nomes incluíam o diretor Hiroki Hayashi e os roteiristas Chiaki Konaka e Murai Sadayuki.

O elenco de dublagem também era novo com vozes de Yuu Asakawa (Priss), Hiroko Konishi (Nene), Rio Natsuki (Linna), Satsuki Yukino (Sylia) e Kiyoyuki Yanada (Leon).

Em suma Tokyo 2040 foi uma revisita decente ao universo de Bubblegum Crisis porém não superou a obra original, podendo ser classificado como um anime sazonal de qualidade para a época.

Agora em 2024 completarão 26 anos desde a exibição sendo até então o último anime de franquia. O retorno da série infelizmente é incerto pois a AIC, um dos grandes nomes dos anos 1990, não conseguiu manter-se forte a partir dos anos 2010 e hoje constitui um estúdio mediano e pouco atuante.

* Video linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
BUBBLEGUM CRISIS: TOKYO 2040 (OPEN)
ILUSTRAÇÕES DO ANIME
Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, バブルガムクライシス Tokyo 2040
Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, バブルガムクライシス Tokyo 2040
BUBBLEGUM CRISIS (1987)
Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス

Referências: Giganálise AnimeMyanimelist

Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス, Bubblegum Crisis Tokyo 2040, バブルガムクライシス Tokyo 2040, Anime Open, Anime Trailer, Anime News, Anime Notícias,