NOTA: 8.2
* Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos grandes clássicos da animação nipônica. Veja lista completa no menu superior.

Quando pensamos em filmes, séries ou animes focados na exploração do espaço vêm a nossa mente situações extremas tipo combates com aeronaves, aliens, armas e gadgets futuristas entre outros elementos.
Embora tenha um pouco disto na narrativa Planetes seguiu uma abordagem não convencional buscando responder, de forma cômica, cotidiana, romântica e as vezes dramática, questões ainda mais pertinentes hoje em dia quanto na época de sua exibição: Como seria de fato viver e trabalhar no espaço? Que progressos e desafios a humanidade enfrentaria?
Hoje um clássico moderno o anime veio ao ar entre 2003 e 2004 totalizando 26 episódios, muito bem adaptados pelo estúdio Sunrise baseado no mangá de Makoto Yukimura.
Este autor conhecido pelas narrativas interessantes e personagens emotivamente profundos, anos depois também faria sucesso com "Vinland Saga" que conquistou primeiro anime em 2019.
Planetes tem início em 2068 quando passeios pela órbita da Terra, trabalho civil em estações espaciais ou até mesmo viagens turísticas a lua, tornaram-se algo tão comum quanto viajar entre países.
Neste ano entretanto um minúsculo parafuso de apenas alguns centímetros colidiu com a aeronave comercial Ainair 8 há uma velocidade estimada de 8km/s, mais ou menos 28.800 km/h, resultados em um trágico acidente deixando apenas alguns sobreviventes.
O caso levantou um alerta mundial sobre um problema que começou no início do século XXI mas agora tomou proporções gravíssimas: O lixo espacial deixado pela atividade humana em órbita da Terra.
Pouco tempo depois, em 2075, várias empresas adquiriram concessão governamental para recolher gradativamente todo este lixo, buscando garantir uma órbita segurança evitando novas tragédias.
Entre estas empresas está a Technora Corporation onde os protagonistas: Hachirouta, Fee, Yuri, Edelgard e Claire entre outros trabalham. Sua função consiste exatamente na coleta do lixo espacial mas por sempre apresentarem resultados abaixo da média, devido os recursos tecnológicos ultrapassados, são vistos como um setor meia boca.
Neste contexto a entusiasmada jovem Ai Tanabe finalmente obteve a chance de trabalhar no espaço, algo que para ela seria a realização de um sonho. Mas ao chegar a divisão de coleta de detritos ela percebe que Hachirouta e seus novos amigos são mais excêntricos e complicados do que imagina. Eles agora representam uma nova família e oportunidade de crescimento mútuo.
O anime reuniu uma boa equipe técnica incluindo o diretor Gorou Taniguchi (criador de "Code Geass"), o roteirista Ichirou Ookouchi e a designer de personagens/diretora de animação Yuriko Chiba.
Seu elenco de dublagem incluiu nomes ainda hoje na ativa como Kazunari Tanaka (Hachirouta), Satsuki Yukino (Tanabe), Ai Orisaka (Fee) e Takehito Koyasu (Yuri) entre outros.
Planetes hoje está disponível via streaming oficial no Brasil incoerentemente com legendas apenas em inglês. Conhecia esta obra? Deixe um comentário.
* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
Planetes. Este clássico moderno da animação japonesa seria um vislumbre da exploração espacial em 2075?
— Giganálise Anime (@GiganaliseAnime) May 11, 2025
Saiba mais: https://t.co/GKfP21Wms5#Planetes, #プラネテス, #ΠΛΑΝΗΤΕΣ, pic.twitter.com/KEZd1Gqcq7
PLANETES
(Trailer I, Blue-Ray)
(Trailer I, Blue-Ray)
PLANETES
(Trailer II, Blue-Ray)
(Trailer II, Blue-Ray)
PLANETES
(2003 - 2004, 26 episódios)
(2003 - 2004, 26 episódios)


Referências: Giganalise Anime, MAL, Streaming (Cr),
Pesquisar: