NOTA DE HYPE: 7.2
* Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos séries clássicas da animação nipônica. Veja lista completa no menu superior.

Os fãs mais entusiastas da animação japonesa certamente ouviram falar do estúdio Gainax, em especial durante a década de 1990 seu auge de produção.
Fundado em 1984 entregando séries como "Neon Genesis Evangelion" e "Tengen Toppa Gurren Lagann", por um bom período a Gainax foi sinônimo de excelentes animes de aventura e ficção científica, mas que infelizmente não se adaptou as tendências de mercado pedindo falência em 2024.
Entre seus projetos iniciais o estúdio chegou adaptar o primeiro filme de "Appleseed", obra de Shirow Masamune que futuramente seria um autor conhecido graças a "Ghost In The Shell".
No entanto o primeiro sucesso da Gainax viria em 1988 com Top wo Nerae! Gunbuster, uma série de aventura espacial do fim da era analógica contendo elementos que se tornariam populares como o fan-service e a introdução de heroínas mais jovens.
Sendo um projeto de qualidade embora contendo algumas falhas Gunbuster se destacava na ambientação espacial e drama da protagonista Noriko Takaya, decidida a tornar-se uma cadete espacial influenciada pelo pai. Escrito e dirigido por Hideaki Anno (diretor de "Evangelion") o anime totalizou 6 OVAs lançadas entre 1988 e 1989 disponíveis hoje graças a comunidade fansub.
Apesar da importância para a experiência do estúdio a série ficou engavetada por muito tempo até que em 2004, comemorando 20 anos da Gainax, foi lançado Top wo Nerae 2! Diebuster, uma sequência e ao mesmo tempo spin-off com novas protagonistas (imagens abaixo).
Novamente somando 6 OVAs distribuídas entre 2004 e 2006 o enredo centrava-se na protagonista Nono, garota não humana, sonhadora e cabeça de vento que ao lado da amiga Melk Mark buscava proteger a humanidade de uma raça alienígena monstruosa.
Este segundo anime influenciou o design de personagens e direção de arte de séries futuras que talvez você conheça tipo "Kill la Kill", "Darling in the FranXX" e "Little Witch Academia".
Ocorre que Hiroyuki Imaishi e Masahiko Ohtsuka, dois ex-funcionários da Gainax, fundaram o estúdio Trigger em 2011 e trouxeram um pouco desta influencia visual para Kill la Kill (2013). Algo semelhante ocorreu com Darling in the FranXX (2018) cujo diretor Atsushi Nishigori, também ex-funcionário da Gainax, trabalhou na produção de Diebuster e posteriormente foi designer em "Tengen Toppa Gurren Lagan".
Influências sobre Little Witch Academia (2017) são perceptíveis no design de personagens, design de cores, direção de arte e construção da protagonista Akko, hilária, sonhadora e atrapalhada.
Conhecia Gunbuster? Deixe um comentário.
TOP WO NERAE! GUNBUSTER
(1988-1989, 6 OVAs)

TOP WO NERAE 2! DIEBUSTER
(2004 - 2006, 6 OVAs)

VIDEOS ABAIXO DISPONÍVEIS EM CANAIS DE TERCEIROS NO YOUTUBE
TOP WO NERAE! GUNBUSTER
(OPEN 1988)
(OPEN 1988)
TOP WO NERAE 2! DIEBUSTER
(OPEN 2004)
Referências: Giganalise Anime, MAL, MAL 2,
Pesquisar: