Fushigi no Umi no Nadia. A clássica aventura que conquistou milhões de jovens e adolescentes em todo mundo.

NOTA: 7.6
* Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos grandes clássicos da animação japonesa. Veja lista completa no menu superior.

Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water
Existem animes que desde seu rascunho foram planejados para serem marcantes e quem sabe lembrados por gerações futuras.

Muitos destes títulos são projetos originais idealizados por uma única pessoa ou grupo de criadores mostrando algo que converteu-se em sucesso com o passar dos anos.

Hoje é dia de relembrarmos Fushigi no Umi no Nadia (The Secret of Blue Water), uma aventura rica com bons personagens e ideias incríveis para a época, ocultando por trás do visual leve temas sérios como as maravilhas e perigos do avanço tecnológico, guerra x humanismo, dilemas sentimentais, perdas entre outros.

Merecendo talvez um remake Nadia é hoje festejado como uma aventura juvenil que resistiu ao tempo com suas inesquecíveis músicas, "Blue Water" e "Yes! I Will", interpretadas pela voz marcante da cantora Miho Morikawa e por uma provável influencia sobre alguns personagens da série Pokemon (comento mais abaixo).

ORIGENS

Financiado pela NHK Enterprises, Toho e Sogo Vision o anime foi um projeto original dos estúdios Gainax, Group Tac e Dogwoo A&E que veio ao ar entre Abril de 1990 e Junho de 1991 totalizando 39 episódios mais um filme.

Contendo ótimo visual para a época a série nasceu no início da era da digitalização, um momento importante para a animação japonesa onde softwares começaram a ser utilizados em grande escala otimizando tempo e permitindo resultados antes impossíveis.

UM ANIME PREMIADO, INFLUENCIADO E INFLUENTE

Nadia conquistou o prêmio Anime Grand Prix em 1990 organizado pela revista Animage. Seu enredo foi influenciado pelo livro Vingt Mille Lieues Sous les Mers (20.000 Léguas Submarinas) escrito pelo autor francês Júlio Verne em 1870.

Embora não oficial acredita-se que os personagens Grandis, Sanson e Hanson podem ter sido uma das referências para a criação de Jessie, James e Miau (Kojiro, Musashi e Nyarth) na primeira fase de Pokemon.

Grandis e Jessie são semelhantes tanto em visual quanto personalidade enquanto a vibe vilanesca paspalhona de ambos os grupos é parecida. A ideia de pôr Miau (Nyarth) como um pokemon mascote também remete ao leão filhote King visto em Nadia.
Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water

HISTÓRIA E PERSONAGENS

Tudo começa no ano de 1889 durante a Exposição Universal de Paris (este evento ocorreu de verdade) que comemorava 100 anos da revolução francesa e apresentava inúmeras invenções e maravilhas da era industrial vigente.
Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water
Apresentando algumas de suas invenções neste evento estava o jovem Jean Roque Lartigue, garoto inteligente, cheio de vida, otimista e fascinado pela ciência. Ele então encontra Nadia la Arwall, uma bela garota de pele bronzeada possivelmente de origem africana usando um misterioso colar com jóia de forte coloração azul.

Acompanhada por King, um esperto e carismático filhote de leão, Nadia é perseguida por Grandis Granva, uma mulher de temperamento forte, e seus fiéis ajudantes Sanson e Hanson

Fugindo dos perseguidores em um aeroplano criado por Jean e um parente, eventualmente ele e Nadia encontrarão o capitão Nemo e a tripulação de Nautilus, um poderoso submarino militar com tecnologia muito a frente de seu tempo incluindo um reator de partículas, algo impossível em 1889.

Nemo e seus subordinados têm a missão de impedir os planos malignos de Gargoyle, um vilão sádico e mascarado líder de um grupo paramilitar terrorista que busca restaurar o antigo império de Atlântida copiando sua tecnologia de raio da morte há tempos perdida.

Ao longo da jornada perigos e descobertas os aguardam relacionados ao misterioso colar de jóia azul.

NADIA, A INSUPORTÁVEL?

Nadia la Arwall pode ter sido uma das primeiras heroínas realmente irritantes que se têm notícia! Ela não é uma má protagonista e bem verdade cresce ao longo da história porém em alguns episódios age como uma ativista humanitária chata, as vezes distorcendo as reais intenções de outros personagens para caberem em sua narrativa de pacifismo há qualquer custo sob qualquer condição, mesmo que impossível.
Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water
Citando um exemplo e um pequeno spoiler em dado episódio ela está prestes a ser atingida pelo disparo de arma de um inimigo que a perseguia. A garota é salva pelo capitão Nemo que elimina o adversário mas ao invés de agradecê-lo ela se revolta e o chama de assassino.

Nadia é vegetariana, defensora da paz e protetora dos animais entretanto demonstra extrema dificuldade em lidar com outros que pensam ligeiramente diferente incluindo o próprio Jean.

CONCLUSÃO

Fushigi no Umi no Nadia teve uma boa staff incluindo roteiro de Yasuo Tanami, design de Yoshiyuki Sakamoto e co-direção de Shinji HiguchiHiroaki Anno, este último que futuramente seria criador de Neon Genesis Evangelion.

Seu elenco de dublagem incluía vozes de Yoshino Takamori (Nadia), Noriko Hidaka (Jean), Kikuko Inoue (Electra) e Akio Ootsuka (Nemo) além de Kumiko Takizawa (Grandis) e Yuuko Mizutani (Marie) entre outros.

* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
OPEN DO ANIME
ENDING DO ANIME
COVERS DO ANIME
Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water

Referências: Website OficialMyanimelist

Fushigi no Umi no Nadia, ふしぎの海のナディア, Nadia: The Secret of Blue Water, Anime Trailer, Anime News, Anime Notícias