Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Ghost In The Shell é apontado em artigo como uma das obras mais influentes da ficção científica nos últimos 100 anos.

Costumo afirmar que uma obra aclamada não chega a este status apenas por seu conteúdo mas também a época, o momento em que foi lançada!

Replicar algo existente é consideravelmente fácil pois existem referências passadas como base. Entretanto criar algo inédito, prevendo ou profetizando um cenário futuro, isto sim é uma qualidade muito valorizada.

Muitos artistas talentosos surgiram ao longo da história entretanto, são os pioneiros, os que lançaram as bases da arte que são lembrados ao longo dos séculos.

A jornalista Kumiko Tomioka publicou hoje no website japonês "Newspicks.com" um registro baseado em entrevistas com pesquisadores e profissionais influenciados por Ghost In The Shell (Koukaku Kidoutai).

O artigo aponta a obra como uma das mais influentes e importantes dos últimos 100 anos no cenário da ficção científica.

A frente de seu tempo já em 1989 a série falava sobre temas como "idealismo platônico", "evolução da consciência", "cyber-terrorismo", "programação", "ataques hackers" e uma "grande rede virtual que conectaria o mundo", numa época onde internet e computadores pessoais eram apenas um sonho utópico para a maioria dos humanos. Apenas seletos indivíduos e instituições financeiramente abastadas tinham acesso a ideias e produtos embrionários do que seria o futuro tecnológico nas décadas seguintes.

O autor Shirow Masamune, nascido em 1961 na região de Hyogo, aos 28 anos teve uma visão, um vislumbre da tecnologia e sociedade futuras em um imaginário cyberpunk e conturbado. Ele então sintetizou as ideias em apenas 1 volume do mangá que reunia 11 capítulos publicados entre 1989 e 1991.

Quando o filme animado "Ghost In The Shell" chegou aos cinemas em 1995, a qualidade da produção e narrativa apresentada impressionou a todos, influenciando obras posteriores como Matrix e a ambientação do game Cyberpunk 2077, este que teve um lançamento ultra problemático.

Várias sequências de Ghost in The Shell foram adaptadas pela Production I.G. incluindo o divisor de opiniões Stand Alone Complex 2045, cuja segunda temporada estreia em 2022.

* Post linkado diretamente do Twitter de acordo com políticas de compartilhamento.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

攻殻機動隊