Apoie-nos (Pix: giganalise@gmail.com)

Nihon Chinbotsu 2020 (Review Final). Como sobreviver ao naufrágio de um país?

Quem vive no Japão passará pela assustadora experiência de está em meio a um terremoto ao menos uma vez na vida!

Isto porque o país está assentado exatamente no encontro de três grandes placas tectônicas: da Eurásia, Filipinas e do Pacífico.

Muitos acreditam que em milhões de anos a constante interação entre elas poderá alterar drasticamente a geografia do Japão e quem sabe até fazê-lo desaparecer!

Mas, e se ao invés de milhões de anos isto ocorresse no intervalo de poucos dias?

Este é o tema da obra fictícia Nihon Chinbotsu (O Naufrágio do Japão) originalmente uma light novel escrita por Sakyo Komatsu em 1973 que ganhou anime agora em 2020 com produção do estúdio Science Saru e direção geral de Masaaki Yuasa (dirigiu Eizouken ni wa Te wo Dasu na!)

O enredo apresenta um drama melancólico e algumas vezes surpreendente embora tenha alguns personagens entendiantes. Há quem diga que a série possui animação irregular e um design de personagens ruim e distorcido embora os conhecedores do diretor Masaaki Yuasa já entendam que este é um estilo artístico apreciado por ele mostrando as imperfeições e fraquezas da natureza humana que, por ser assim, nos parece tão familiar!

A história acompanha uma família de 4 pessoas surpreendida por vários terremotos seguidos de caos social, perdas humanas e a triste notícia do Dr. Onodera que o Japão afundaria por completo em uma questão de semanas.

Lutando para sobreviver a jovem Ayumu, o pequeno irmão Gou, sua mãe Mari e o pai Kouchirou vão em direção a campos de sobrevivência ou navios de resgate no entanto muita coisa inesperada os aguarda no caminho, desde carência de água e alimento até perigos naturais e indivíduos mal intencionados!

Não é um anime de apelo super popular mas aqueles com afinidade para entender a mensagem de esperança em meio a perdas certamente conseguirão simpatizar com a obra. Sob um visão artística Nihon Chinbotsu é único e diferente em todos os sentidos, deste o enredo até a trilha sonora. 

Apesar da novel ser escrita em 1973 o diretor Yuasa tomou a liberdade de trazê-la para os dias atuais com elementos existentes em nossa época tipo internet, smartphones e até mesmo um youtuber como coadjuvante.

A série foi produzida em parceria com a Netflix em 10 episódios no formato ONA (Original Network Animation) tendo atualmente nota 6.49/10 no Myanimelist (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados). Confira o vídeo abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

* Trailer linkado diretamente do Youtube de acordo com políticas de compartilhamento.