Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Mahouka Koukou no Rettousei - 1ª Temporada (Review Final). Magia e tecnologia mescladas e aplicadas neste grande sucesso da animação japonesa.

Observação: Este é um review contextual. Não entramos em detalhes sobre os acontecimentos de cada episódio evitando maiores spoilers para quem ainda não conhece a série. No entanto comentaremos brevemente sobre o enredo, ficção científica, personagens e notas obtidas. Esteja ciente disso ao ler o texto.

Todo anime, mangá ou light novel que faz muito sucesso acerta em pelo menos um aspecto. As vezes os protagonistas são bacanas, o enredo é intrigante, a trilha sonora é épica ou a animação é de qualidade! 

No entanto raras são as obras que acertam em mais de um elemento e sabem combiná-los em harmonia. Quando isto acontece a chance do anime se tornar um megahit é enorme!

Mahouka Koukou no Rettousei (O Estudante Irregular da Academia de Magia) é um desses casos raros trazendo combinação de ficção científica bem construída, personagens marcantes, uma ambientação colegial com ares refinados, romance, bonito design, boa animação e alguns momentos de ação incríveis. Tudo isto, acreditem, conectado de forma harmônica.

O que falei explica o porque da 2ª temporada com previsão para Outubro de 2020 (se não houver atraso) ser um dos animes mais aguardados deste ano.

A FICÇÃO CIENTÍFICA DE MAHOUKA.
Em meados do século XX o mundo entrou em um estado de caos que levou a conflitos militares e mudanças sócio-econômicas extremas. Países deixaram de existir e outros mudaram de nome se juntando a grande conglomerados.

Agora estamos em 2095 e a magia, antigamente vista apenas com mito ou fábula, foi cientificamente comprovada, estudada e integrada a sociedade. Esta nova ciência e suas disciplinas são ensinadas nos colégios aos jovens integrantes do mundo pós-moderno.

Porém, ao invés do usuário recitar uma frase ou feitiço para que a magia se manifeste, ela pode ser manipulada através de sequências de códigos programados e executados por meio de hardwares dedicados chamados CADs. Estes que assumem diversas formas de acordo com o uso indo desde braceletes ou smartphones até espadas e pistolas.

MAHOUKA E OS PROTAGONISTAS MEMORÁVEIS.
Dentro deste contexto o jovem Tatsuya Shiba e sua irmã Miyuki ingressam no principal colégio de magia do Japão onde existe forte separatismo entre os Weeds (estudantes com pouca aptidão mágica) e os Blooms (considerados a elite).

O casal foi um dos principais fatores que garantiram o sucesso da obra com Tatsuya sendo maduro, seguro, observador, devotado a proteger sua irmã além de esconder a real identidade. Apesar da incapacidade em manifestar faculdades mágicas com rapidez ele é um hábil programador e possui outras habilidades que irão surpreender a todos logo em breve. Hoje Tatsuya é considerado um dos 100 melhores protagonistas de animes já construídos.

Miyuki, sua irmã menor, tem completo fascínio por ele além de possuir capacidade mágica de alto nível relacionada ao gelo.

Mahouka brilha também em seus inúmeros coadjuvantes com destaque para a Erika, Mayumi, Mari, Mizuki, Honoka, Shizuku, Suzune além do Leo, Juumonji e Mikihiko. Todos esses personagens têm presença significativa ao longo dos 26 episódios sendo impressionante o gerenciamento do autor Satou Tsutomu para que nenhum deles fosse visto como opaco ou desnecessário.

A PRIMEIRA ACADEMIA DE MAGIA, UM LUGAR PARA A ELITE.
Os dois arcos iniciais chamados "Matrícula" e "Competição dos 9 Colégios" se passam majoritariamente dentro do ambiente colegial. A primeira academia abriga alunos-modelo mesmo entre os Weeds, algo notado pelo uniforme escolar e o ar de nobreza que os estudantes emanam. Esta atmosfera de realeza permeia os corredores da academia sendo algo que agradou bastante o público.

Existe até hoje quem recorde da gentileza da Miyuki, da timidez Mizuki ou das discussões entre Erika e Leo. Todo mundo que é fã da série tem pelo menos um personagem favorito.

MAHOUKA E ROMANCE
Se a história é ambientada numa academia de ensino é evidente que haveriam momentos de romance. Dá para destacar o relacionamento entre o próprio Tatsuya e a Miyuki que apesar de irmãos são tão próximos que chegam a confundir. A veneração de Miyuki por ele as vezes extrapola os limites do ciúmes gerando o que talvez seja os aspecto mais polêmico do anime.

Outros casais de ótima presença são os temperamentais Leo e Erika que mesmo não estando oficialmente namorando vivem sempre juntos e o par mais tímido da série formado pela Mizuki e o Mikihiko, eles que possuem habilidades mágicas voltadas para a percepção sensorial.

O caráter centrado e direcionado de Tatsuya faz com que outras garotas o sondem incluindo a Mayumi, presidente do conselho estudantil; Honoka, uma colegial novata e sua amiga Shizuku.

MAHOUKA, UM DESTAQUE DE SUA ÉPOCA.
O enredo é uma mescla bem elaborada de vários elementos distintos inevitavelmente agradando tanto a gregos quanto a troianos. Há que se lembre do anime pela ação, pela atmosfera colegial, pelo romance ou pelo ficção científica. Seja como for a obra marcou um momento na história da animação japonesa.

Há quem diga que esta foi a última grande produção do estúdio Madhouse antes de ser absorvido pela Nippon TV em 2014. Após 6 anos de exibição o anime ainda figura na 108ª posição entre os mais populares do Myanimelist.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu a até a próxima.