Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Dororo (Review Final). O remake épico da história de ação e fantasia sombria escrita pelo "Pai do Mangá".




Dororo chega ao fim agora no mês de Junho bem como a temporada de Primavera\2019. O anime de ação e fantasia sombria foi um sucesso trazendo o remake definitivo da obra clássica que poucos conhecem a origem.

O mangá foi lançado em 1967 totalizando 4 volumes e 19 capítulos com o primeiro anime indo ao ar em 1969 (26 episódios) na época recebendo o título de Dororo to Hyakkimaru e adaptado pelo estúdio Mushi Production. Seu autor é Osamu Tezuka (1928-1989) uma figura histórica reconhecido como "Pai do Mangá" por criar técnicas de narrativa e desenho que inspiraram gerações futuras. Osamu fundou o estúdio Mushi e também criou Astro Boy uma das primeiras séries de exibição semanal para Tv e marco que deu o pontapé inicial no formato de animes episódicos como temos atualmente. 

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Dororo é um remake do original de 1969, a adaptação da releitura foi produzida pelo estúdio Mappa em parceria com a Tezuka Productions. Em um total de 24 episódios o anime veio ao ar entre as temporadas de Inverno e Primavera\2019 (entre Janeiro e Junho) tendo excelente recepção alcançando nota 8.42\10 no Myanimelist com mais de 296.700 membros em seu perfil e mais 71.100 usuários votantes ficando na 153ª posição em os mais bem ranqueados do website. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)


O ENREDO E PERSONAGENS (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)

A história se inicia com a ambição de um senhor feudal japonês que ao ver sua terra assolada pela guerra e fome decide fazer um pacto com demônios oferecendo o corpo do primeiro filho recém-nascido em troca de prosperidade e vitória sobre seus inimigos. Quando o menino nasce um raio invade a sala de parto e leva quase todos os órgãos internos mas o deixando milagrosamente vivo. A criança em questão no futuro se chamará Hyakkimaru (dublado por Hiroki Suzuki) sendo adotado por um artesão especialista na fabricação de próteses que o encontra em um pequeno bote a beira do rio.
Hyakkimaru cresce e aprende a lutar e manejar espadas como poucos mas o corpo quase todo feito de próteses o deixa infeliz e ele decide viajar pelo Japão feudal procurando e eliminando todos os 48 demônios para assim recuperar as partes que foram roubadas quando nasceu. O protagonista se torna um homem obstinado ignorando tudo e todos em busca de tal objetivo. É um personagem silencioso, introspectivo, em alguns momentos à beira da loucura tendo o equilíbrio emotivo sustentado pela companhia de uma garotinha que encontrará em breve.
Na outra ponta da história está Dororo (dublada por Rio Suzuki) uma garota de rua muito esperta órfã de pai e mãe sobrevivendo de pequenos roubos e trambiques por onde passa. Ela é ativa, malandra, companheira mas desde pequena sofreu as duras provações de uma vida sem saber quando e onde encontraria a próxima refeição. Um detalhe estranho e bizarro é que inicialmente Dororo é vista como um garoto já que a pouca idade não define bem sua fisionomia. O pai era líder de um grupo de rebeldes e decidiu criá-la dessa forma para que Dororo pudesse assumir a liderança quando adulta.

Esses dois personagens se encontram e a garota decide acompanhar Hyakkimaru na perigosa jornada caçando e eliminando os demônios com o enredo sempre destacando o quanto Dororo se esforça para está ao lado do amigo evitando que este entre em colapso pelo desejo incontido de recuperar o corpo.
Em um futuro próximo eles cruzarão caminho com Daigo Kagemitsu (dublado por Naoya Uchida) um homem sem remorso por ter entregue o próprio filho a criaturas nefastas e disposto a eliminar Hyakkimaru definitivamente já que a medida em que este recupera seu corpo o pacto vai sendo desfeito e a terra volta a sucumbir em guerra e fome. Daigo tem um segundo filho chamado Tahomaru (dublado por Shoya Chiba) este criado como sucessor mas vivendo infeliz já que a mãe Nuinokata (dublada por Chie Nakamura), mesmo amorosa, não parava de orar um dia sequer pelo filho que um dia perdeu logo após dá a luz. Nuinokata é de longe a personagem mais nobre de todo o anime tendo um forte sentimento maternal estando disposta a sacrificar a própria vida em favor da felicidade de Hyakkimaru. Tahomaru no entanto se torna um jovem disposto a seguir os passos do pai e defender a terra em que dominam mesmo que precise eliminar o irmão mais velho.
 
HISTÓRIA INTRIGANTE, UNIVERSO CATIVANTE.
Existem outros personagens relevantes e o universo criado pelo estúdio Mappa é cativante com protagonistas de alma própria. O enredo mistura ação e fantasia sombria com alguns elementos folclóricos e uma trama consistente tendo o Japão feudal como palco bem representado através de pessoas humildes e sofridas muitas vezes exploradas e maltratados pela guerra, samurais e senhores feudais pouco interessados em seu bem-estar. Se tratando de um tempo onde educação, medicina e desenvolvimento tecnológico quase não existiam tudo é rústico e rudimentar. Vemos personagens de aparência desgastada com vestimentas precárias, arcada dentária incompleta, cortes de cabelo típicos e casas construídas apenas com o que dispunham a sua volta.

QUALIDADE VISUAL
Outro elemento instigante em Dororo é seu visual singular com um design de personagens numa pegada mais rústica em detalhes medianos fazendo uma releitura do original de 1969. A ambientação combina a natureza com pequenas vilas incluindo templos, palácios e casas de arquitetura típica do Japão medieval. A paleta de cores tem predominância de tons cinza e marrom e a qualidade de animação em certos momentos chama a atenção com bons momentos de ação.

O anime foi dirigido por Kazuhiro Furuhashi (diretor do Hunter x Hunter original) com roteiro de Yasuko Kobayashi (roteirista de Claymore e Death Note), design de personagens de Hiroyuki Asada (criador de Tegamibachi), direção de arte de Mari Fujino e supervisão de animação de Kenji Hayama (trabalhou em Baccano!).

Dororo está disponível através do serviço de streaming Amazon Prime Video com legendas apenas em Inglês.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.


Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos sigas nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também:
https://giganalise.blogspot.com/2018/09/tenrou-sirius-jaeger-review-final-um.html
https://giganalise.blogspot.com/2019/05/viland-saga-um-dos-animes-quentes-de.html
https://giganalise.blogspot.com/2019/05/dr-stone-com-estreia-na-proxima.html
https://giganalise.blogspot.com/2019/06/katsute-kami-datta-kemono-tachi-e.html
https://giganalise.blogspot.com/2019/06/bungo-stray-dogs-1-2-e-3-temporadas.html