Slayers. Como é reencontrar Lina Inverse e um dos marcos dos animes de aventura e fantasia após 30 anos?

NOTA: 7.6
Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos grandes clássicos da animação japonesa. Veja lista completa no menu superior.

Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
Animes de aventura e fantasia medieval hoje estão por toda parte sendo quase impossível reconhecer a animação japonesa sem a presença deles.

Desde a explosão isekai dos anos 2010 até títulos mais antigos, eles emergiram ao final da década de 1980 através de animes como Dragon Quest: Yuusha Abel Densetsu (1989) e Lodoss-tou Senki (1990), influenciados por uma tendência que começava forte no Japão: Os primeiros games de Dragon Quest (1986) e Final Fantasy (1987).

Entretanto houve um anime que rompeu a barreira, ditou regras seguidas até hoje e disse ao mundo: "Isto é legal e pode virar tendência no futuro!" 

Estou falando de Slayers, novel do autor Hajime Kanzaka e da ilustradora Rui Araizumi, iniciada em 1989, que explodiu em popularidade a partir do anime de 1995 e suas versões em mangá.

Sendo uma IP revelante até hoje a série foi um grande marco tendo várias e longas sequências (cronologia abaixo) numa época onde a temática central eram animes tecnológicos e futurista como "Akira", "Ghost in the Shell" e "Neon Genesis Evangelion" (bons por sinal).

Slayers trazia linguagem cômica, leve e mais juvenil que outros títulos da época e os principais elementos que hoje resumem um bom anime de aventura e fantasia já estavam presentes: espadas, escudos, magias, reinos e pequenas vilas medievais, monstros, dragões e até mesmo o conceito de reis maous.

A série foi além e apresentou ao mundo Lina Inverse, hoje uma das 100 personagens mais carismáticas da história da animação japonesa e um tipo de heroína menos comedida e mais espalhafatosa.

Baixinha, malandra, louca por recompensas e tesouros esquecidos além de uma maga poderosa, ela era o tipo de heroína que atraía confusão como imã. Em suas aventuras Lina em breve faria amizade com personagens igualmente queridos e importantes incluindo Gourry, Zelgadis, Amelia e Sylphiel.

COMO O ANIME ENVELHECEU?

A 1ª temporada de Slayers (1995) é hoje um anime datado embora isto não seja impeditivo para assisti-lo. Os cenários ainda eram feitos a mão como pinturas, haviam distorções aqui e ali e as linhas que definiam os personagens eram espessas, frutos de uma época onde dominavam as TVs CRTs em proporção 4:3 com no máximo de 480 por 360 pixels de resolução final.

SLAYERS TÊM CHANCES DE REMAKE?

Pela importância histórica, valor nostálgico e tempo desde a exibição é óbvio que a série merece um bom remake embora nada concreto tenha sido apresentado. Existem porém movimentos recentes em direção a obra incluindo um evento de 35° aniversário (da novel) programado para 18 de Janeiro de 2026.

Segundo a editora Kadokawa até Janeiro de 2025 Slayers ultrapassava 22 milhões de cópias vendidas, somando novel e mangá, este último inclusive reimpresso de 2011 a 2019 totalizando 17 volumes.

Cronologia do Anime:

* Slayers (1995, 26 episódios);
    * Slayers: The Motion Picture (1995, filme);
Slayers Next (1996, 26 episódios)
    * Slayers Return (1996, filme);
    * Slayers Specials: The Book of Spells (1996/97, 3 OVAs);
Slayers Try (1997, 26 episódios);
    * Slayers Great (1997, filme);
    * Slayers Gorgeous (1998, filme);
    * Slayers Excellent (1998/99, 3 OVAs);
    * Slayers Premium (2001, 1 OVA);
* Slayers Revolution (2008, 13 episódios);
* Slayers Evolution-R (2009, 13 episódios);

* Vídeo linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
SLAYERS
(OPEN, 1995)
ILUSTRAÇÕES DO ANIME
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
COVERS DO MANGÁ
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime
Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime

Referências: Giganálise AnimeMALKadokawa

Slayers, スレイヤーズ, Slayers Anime, Anime Trailer, Anime News, Anime Notícias