Appleseed. A incrível e injustiçada obra de Shirow Masamune com universo tão rico quanto Ghost in the Shell.

NOTA: 8.2
Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos grandes clássicos da animação japonesa. Veja lista completa no menu superior.

Appleseed, アップル・シード
Parece uma contradição do destino mas há casos onde a obra de um autor faz tanto sucesso pelo momento em que foi lançada e as idéias contidas, que acaba por ofuscar todas as demais criações do mesmo independente da qualidade.

Quem curte animes e a temática cyberpunk certamente ouviu falar no nome de Shirow Masamune, autor que iniciou carreira em 1983 com o mangá Black Magic e que conquistou fama mundial após a criação de Ghost in the Shell (Koukaku Kidoutai) em 1989.

Já comentado diversas vezes por aqui Ghost in the Shell tornou-se um fenômeno de popularidade após o icônico filme de 1995, adaptado pela Production I.G., sendo hoje uma das 100 criações mais impactantes da animação japonesa!

O irônico é que esta obra com milhões de fãs por todo mundo nasceu de um mangá extremamente curto, quase um rascunho de 11 capítulos compilados em um único volume, altamente influenciada por outra criação de Masamune que teve o brilho parcialmente ofuscado.

Estou falando de Appleseed, mangá de universo tão desenvolvido com produções tão elaboradas e personagens tão carismáticos quanto Ghost in the Shell, sendo porém esta última obra que caiu nas graças do público.

O foco econômico sobre o sucesso de Ghost in the Shell pressionou Appleseed a seguir um caminho alternativo mais caro e de qualidade entretanto menos popular. Isto tornou a obra quase um tesouro perdido conhecida apenas por alguns garimpeiros que foram atrás de suas produções que detalharemos a seguir.

DO QUE SE TRATA APPLESEED?

Enquanto Ghost in the Shell é ambientado em 2029 d.c., Appleseed se passa além no futuro por volta do ano 2131 d.c..

Uma temida 3ª Guerra Mundial finalmente aconteceu arrasando com a humanidade por todo o globo. Buscando reerguer-se das cinzas da civilização a futurista cidade Olympus é construída buscando ser um exemplo paradisíaco de bem-estar embora não livre de conflitos.

Muitos indivíduos foram gravemente feridos durante a guerra e para continuarem vivos converteram-se em ciborgues com cérebros humanos e partes biomecânicas quase considerados uma sub-espécie.

Devido a natureza humana inclinar-se ao conflito 80% da população de Olympus é constituída por Bioroids. Estes sim são completamente orgânicos produzidos pela manipulação do genoma humano e considerados uma nova espécie, uma raça humana 2.0.

A função dos bioroids consiste em servir e apaziguar as pessoas e para isto eles possuem 3 limitações centrais: I. Nascem com o sistema reprodutivo desativado, ou seja, não podem ter filhos; II. Podem viver vários anos mas periodicamente necessitam atravessar um processo de reequilíbrio orgânico e III. Tem as funções emocionais limitadas, eles possuem sentimentos como qualquer pessoa mas dificilmente chegam a níveis extremos tipo ódio ou paixões intensas.

Os bioroids são o centro do conflito da obra alvo de facções puramente humanas que temem seu domínio no futuro.

Briareous Hecantochires e Deunan Knute são os protagonistas em Appleseed.

Briareous é um ciborgue militar quase 100% modificado após salvar a parceira Deunan em um campo de batalha. Deunan é uma humana habilidosa em combate porém mais emotiva que Motoko Kusanagi de Ghost in the Shell, por exemplo.

Deunan nutre um amor inquestionável por Briareous enquanto este busca protegê-la uma vez que totalmente modificado não pode viver como humano normal.

APPLESEED (1988), A PRIMEIRA ADAPTAÇÃO.

O mangá original teve publicação entre 1985 e 1989 rendendo 4 volumes. Em 1988 veio o primeiro anime, na verdade um filme com 1 hora e 7 minutos de duração. Embora não seja a produção que melhor detalha a história todos os principais personagens: Briareous, Deunan, Hitomi, Athena e Nike são apresentados.

Este primeiro Applessed possuía animação 2D tradicional e aquele ar de filmes de ação da época com abordagem mais simples e direta. O longa foi adaptado pelo estúdio Gainax com boa qualidade considerando a época.

APPLESEED (2004),  UMA MUDANÇA TÉCNICA.

Applessed ficou no limbo por 16 anos até que em 2004 retornou em um novo filme porém alguns sequer ouviram falar desta produção totalmente em CGI.

Embora não competisse com os grandes estúdios 3D norte-americanos o filme envelheceu bem por três fatores: I. História elaborada; II. Usava captura de movimentos com atores reais e III. Não procurava limitar-se aos 15 ou 20 quadros por segundo típicos de um anime 2D e portanto continha movimentação fluída.

Detalhes sobre os personagens Briareous e Deunan são bem explorados revelando a obra com mais clareza.

APPLESEED: EX MACHINA (2007), A SEQUÊNCIA.

O estúdio Digital Frontier foi contratado mais uma vez para fazer uma sequência direta do longa de 2004. O visual estava mais cacrichado novamente em CGI mantendo os bons aspectos do anterior.

Este longa teve participação de John Woo (diretor de "Missão Impossível 2") como produtor, resultando numa história mais voltada a ação.

APPLESEED XIII (2011-2012), BOA HISTÓRIA MAS VISUAL RUIM.

Se já é caro produzir um filme em CGI que dirá uma série completa de 13 episódios. Adaptado pela Jinnis Animation Studios com supervisão da Production I.G., Appleseed XIII talvez seja o "patinho feio" da franquia em termos visuais.

Sua história é interessante, misteriosa, abordando um pouco do passado de Deunan e Breareous mas peca no 3D simples por demais afastando audiências exigentes.

APPLESEED ALPHA (2015), UM PROJETO DE QUALIDADE.

Appleseed Alpha foi o último filme em CGI e a última produção da série até hoje.

Contando uma história paralela de Deunan e Breareous como mercenários freelancers antes de se reunirem na cidade Olympus o longa continha visual belíssimo, coisa de game triplo A da época, e envelheceu bem trazendo a versão mais detalhada de Breareous e a mais sensual da personagem Deunan em toda a franquia.

CONCLUSÃO.

Appleseed é uma obra cyberpunk de universo rico em linha com as ideias de Shirow Masamune porém ofuscada por Ghost in the Shell e pelas adaptações em CGI, que embora de qualidade, afastava-se do 2D tradicional pelo qual o Japão é conhecido.

Suas produções, algumas raras de encontrar, ainda estão acessíveis graças a comunidade fansub.

* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
APPLESEED (1988)
Appleseed, アップル・シード
APPLESEED (2004)
Appleseed, アップル・シード
APPLESEED: EX MACHINA (2007)
Appleseed, アップル・シード
APPLESEED XIII (2011-2012)
Appleseed, アップル・シード
APPLESEED ALPHA (2015)
Appleseed, アップル・シード

Referências: Giganálise AnimeMAL

Appleseed, アップル・シード,  Anime News, Anime Notícias