Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Seis tendências, ondas e modinhas que marcaram a história da animação japonesa!

Seis tendências, ondas e modinhas que marcaram a história da animação japonesa!
Em tudo que envolve a criatividade humana seja na música, literatura, cinema, pintura ou mesmo animação existem tendências, ideias que surgem com um ou mais animes específicos e caem no gosto do público, criando uma longa sequência de obras parecidas.

De repente uma mina de ouro é descoberta e todo autor ou estúdio que almeja o sucesso, tem o desejo ou ver-se forçado a criar algo alinhado com aquilo que está na moda.

As tendências ou "ondas" possuem um momento de ascensão explosiva, chegando ao topo onde diversos animes semelhantes são adaptados, e então acabam saturando e decaindo para um nível natural.

Algumas surgiram há várias décadas e perduram até hoje, outras desapareceram no decorrer dos anos.

Quando uma tendência passa dos limites, ou seja, obras de enredos manjados e personagens genéricos continuam adaptadas, isto prejudica o mercado gerando a sensação de "mais do mesmo" e falta de inovação.

Neste artigo vamos falar brevemente sobre 6 tendências/modinhas que influenciaram a história da animação japonesa incluindo alguns de seus títulos icônicos.

01. MECA DE AÇÃO

O ano de 1979 marcou a estreia do primeiro Mobile Suit Gundam (Kidou Senshi Gundam), anime inspirado em história de Tomino Yoshiyuki

Enredo político-militar, ambientação futurista e um protagonista no controle de um robô gigante, foram elementos cruciais da série que influenciou obras em décadas futuras tipo "Neon Genesis Evangelion", "Fullmetal Panic!", "Eureka Seven", "Code Geass" e "Aldnoah.Zero".

02. SHONENS (DE AVENTURA E ARMADURA)

Dragon Ball de 1986 pode não ser o primeiro mas definitivamente foi o anime que apresentou ao mundo os shonens de aventura. Estilo no qual um protagonista bastante jovem deseja tornar-se mais forte, desenvolver seus poderes junto a companheiros fiéis e vivenciar uma grande história de crescimento.

Este ainda é um estilo popular entre o público adolescente masculino e tem outros representantes tipo "One Piece", "Naruto", "Fairy Tail" e "Boku no Hero Academia".

No passado também existiram os SHONENS DE ARMADURA, um sub-gênero representado por títulos como "Saint Seiya" (Cavaleiros do Zodíaco), "Yoroiden Samurai Troopers" (Samurai Warriors, no Brasil) e "Tenkuu Senki Shurato", porém, este tipo de série está praticamente extinta hoje em dia.

03. MAHOU SHOUJO (GAROTA MÁGICA)

Em 1992 a autora Naoko Takeuchi e o estúdio Toei Animation traziam ao mundo Bishoujo Senshin Sailor Moon, série estrelada por 5 garotas mágicas que simbolizavam astros do sistema solar criando um nova tendência na animação japonesa.

Sailor Moon foi o grande responsável pelo boom deste estilo que posteriormente ganharia força com Sakura Cardcaptor e causaria polêmica em Mahou Shoujo Madoka Magica.

04. ANIMES "HOLLYWOODIANOS".

Se hoje o Japão é criticado por não abordar histórias que agradam o público ocidental houve um tempo em que isto foi diferente. No início da década de 1990 o país decidiu conquistar o mundo com seu estilo de animação e precisava de tramas e personagens que caíssem no gosto dos jovens ocidentais.

A maior influencia no entretenimento da épica era o cinema norte-americano e, bebendo desta e outras fontes, surgiram animes muito queridos como "Akira", "City Hunter", "Ghost In The Shell", "Initial D", "Cowboy Bebob", "Trigun", "Macross", "Battle Angel Alita" e "Taiho Shichau zo" cujo foco era o público mais adulto.

05. COMÉDIAS ROMÂNTICAS

Não é certo qual anime deu início as abundantes e amadas comédias românticas, porém, dá para citar alguns títulos antigos tipo "Haikara-san ga Tooru" de 1978 e "Tokimeki Tonight" de 1982.

Hoje entre os títulos mais lembrados está o primeiro "Tenchi Muyo!" além de "Onegai Sensei!""Kaichou wa Maid-sama", "Nisekoi", "Toradora!", "Ore no Imouto", "Sakurasou no Pet na Kanojo", "Gekkan Shoujo Nozaki-kun", "Tonari no Kaibutsu-kun", "Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!", "Clannad" e "Lovely Complex" entre muitos outros.

06. ISEKAI

E por fim temos o amado e odiado estilo isekai, exaustivamente explorado nos últimos 10 anos e que mostra sinais claros de saturação.

Histórias focadas em um protagonista que renasce em outro mundo, geralmente inspirado na Europa medieval com espadas, magias e mitologias próprias, explodiram em popularidade desde o primeiro Sword Art Onine de 2012. Este que embora mantivesse os personagens presos em um game é visto como um isekai.

Desde então várias adaptações semelhantes ganharam fama incluindo "Re:Zero", "Tensei Shitara Slime Datta Ken", "Overlord", "Youjo Senki" e "Tate no Yuusha no Nariagari". Os isekais atualmente estão em declínio e podem dá lugar há uma nova tendência no futuro, embora muitas novels e mangás oriundas de seu auge continuem adaptadas.


Seis tendências, ondas e modinhas que marcaram a história da animação japonesa!