Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Enen no Shouboutai (Review Final). Um dos melhores shonens de ação de 2019.



Os reviews do Giganálise têm dois públicos-alvos bem definidos: Pessoas que ainda não assistiram a um determinado anime e estão à procura de informações relevantes sem grandes spoilers e aqueles que curtem este tipo de publicação.

Enen no Shouboutai chega ao fim agora em Dezembro junto a temporada de Outono\2019. Apresentando algumas das cenas de ação mais incríveis do ano o anime já é considerado um feito técnico do estúdio David Productions adaptando o mangá de mesmo nome escrito e ilustrado por Atsushi Ookubo

Com visual distinto acompanhado de boa direção geral a série apresentou a trajetória de Shinra Kusakabi e os integrantes do 8º esquadrão de bombeiros pirocinéticos em confronto direto com uma estranha seita determinada a incendiar toda a humanidade sob a alegação de trazer o reino do sol a Terra.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Enen no Shouboutai (ou Fire Force) é originalmente um mangá em estilo shonen de ação e ficção escrito e ilustrado por Atsushi Ookubo publicado pela Shonen Magazine e compilado em 20 volumes independentes até o momento. A adaptação para anime foi produzida pela estúdio David Productions com direção de Yuki Yase. Em um total de 24 episódios Enen no Shouboutai foi exibido entre as temporadas de Verão e Outono\2019 (de Julho a Dezembro) tendo boa recepção alcançando nota 7.6\10 no Myanimelist com mais de 299.000 membros em seu perfil ficando 320ª posição entre os mais populares do website. (Observação: Esta nota e posição são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)

ENREDO E PERSONAGENS
O anime se passa em um mundo fictício durante a era do sol. A população japonesa vive sob o receio de um misterioso fenômeno chamado "Combustão Humana Espontânea" que do nada transforma pessoas comuns em criaturas incendiárias chamadas Infernals. Para combatê-los existem grupos de bombeiros com poderes especiais e finalidade não apenas civil mas também religiosa cujo jovem protagonista Shinra Kusakabe faz parte do 8º esquadrão.
Shinra é um daqueles personagens de carisma perfeito para um típico shonen de ação. Determinado e sempre positivo ele tem aparência, postura e atitudes que cativam bastante o público adolescente masculino garantindo rapidamente sua aceitação e popularidade. Desejando ser um herói ele tem como motivação a lembrança da mãe e irmão menor sendo (supostamente) mortos vítimas de um incêndio criminoso quando ainda era criança. 
Shinra pertence a terceira (e quarta) geração de pirocinéticos que, de modo resumido, são pessoas que nascem com algum poder especial envolvendo o fogo. No seu caso ele pode criar chamas propulsoras com os pés e por isso mesmo recebeu o apelido de "pegadas do diabo". Outro traço marcante do personagem se refere ao fato dele ter uma disfunção nos músculos da face que o fazem sorrir de forma medonha sempre que está nervoso.
O universo criado pelo autor Ookubo é fascinante tendo um toque original nos personagens construídos embora eu não possa dizer que "reinventou a roda" já que possui elementos comuns a outros títulos do gênero. O progresso da história consegue intercalar empolgantes momentos de ação com boa comédia (ótima em algumas situações) e personagens femininas ultra carismáticas que entregam um pouco de ecchi incluindo a Hibana, a Maki, a Íris (Sister) e claro a Tamaki. Esta que por razões desafiadoras as leis da física tem roupas com forte tendência a saírem de seu corpo mesmo que ela não deseje isso.
Outros coadjuvantes que contribuem bastante para história incluem o comandante Akitaru, seu subordinado direto Takehisa e Arthur, um pinocinético com a habilidade de produzir uma espada de plasma acreditando ser um nobre cavaleiro quando na verdade é super tapado.
A soma do bom elenco de personagens, o visual interessante e a expectativa de futuros momentos de ação atenuam a sensação de frustração em cenas mais paradas. Já disse isso em outras postagens e repito: shonens de ação precisam ser empolgantes mesmo quando nada está acontecendo para evitar que o público faminto por cenas agitadas venha rapidamente a perder a motivação.
A jornada de Shinra e seus amigos do 8º esquadrão de bombeiros pirocinéticos vai eventualmente levar ao confronto com uma seita estranha que deseja incendiar toda a humanidade trazendo, segundo eles, a plena era do sol.

O SUCESSO TÉCNICO DO ESTÚDIO DAVID PRODUCTIONS
Quem é mais entusiasta sabe que este estúdio sempre teve uma reputação mista adaptando séries de animação complexa ao passo em que trazia outros títulos de visual modesto. Em Enen no Shouboutai a David Productions e o diretor Yuki Yase conseguiram reunir uma ótima equipe de animadores rendendo algumas das cenas de ação mais empolgantes de todo o ano. Óbvio que limitações existiram mais foram em parte compensadas pela criatividade da direção gerando uma atmosfera artística em cenas de diálogo enquadrando os personagens de forma enigmática as vezes com ângulos isométricos de câmera. A boa direção de arte foi outro ponto elogiável entregando cenários muito bonitos, com tons de cores quentes e saturados.

Enen no Shouboutai está disponível de modo oficial através da Amazon Prime Video com legendas em inglês, link abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" além de outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:


* Primeira open de Enen no Shouboutai (Fire Force) linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

* Segunda open de Enen no Shouboutai (Fire Force) linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.
Leia Também: