Os reviews do Giganálise têm dois públicos-alvos bem definidos. Primeiro, pessoas que ainda não assistiram a um determinado anime estando à procura de informações relevantes sem grandes spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação.
Com a chegada de Dezembro o Outono\2019 no mercado de animes entra em sua etapa final e continuamos com nossas análises de encerramento de algumas séries exibidas durante o período. A bola da vez é Dr. Stone, este que foi um shonen de aventura e ficção incrível trazendo visual e características únicas para o mercado em termos de narrativa!
Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Dr. Stone (Doutor Rocha) é originalmente um mangá escrito por Riichiro Inagaki com ilustrações do artista Boichi sendo publicado desde 2017 pela revista Shonen Jump com volumes independentes vendidos pela editora Shueisha. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio TMS Entertainment (o mesmo de Megalobox) com direção de Shinya Iino. Em um total de 24 episódios Dr. Stone foi exibido entre as temporadas de Verão e Outono\2019 tendo ótima recepção alcançando nota 8.28\10 no Myanimelist com mais de 382.000 membros em seu perfil e mais de 109.000 usuários votantes, ficando entre os 250 animes mais populares e bem ranqueados do website. (Observação: Esta nota e posição são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)
ENREDO E PERSONAGENS
A trama é centrada no personagem Senku (dublado por Yuusuke Kobayashi) um jovem do ensino médio considerado um gênio da ciência e uma verdadeira biblioteca do conhecimento tendo uma personalidade ativa, inovadora, muito racional e autoconfiante mas por vezes sarcástica e hilária. Um típico protagonista de shonens de aventura Senku é amigo de longa data de Taiju (dublado por Makoto Furukawa) um jovem fiel, bondoso e apaixonado pela adolescente Yuzuhira (dublada por Kana Ichinose) há muito tempo.
Tudo ia bem até que um certo dia um estranho raio de luz encobre toda a Terra transformando a humanidade em estátuas de pedra, condição que perdurou por mais ou menos 3.500 anos. Senku é um dos primeiros a se libertar de tal prisão notando que após mais de 3 milênios toda a tecnologia e infraestrutura da humanidade foi reduzida a pó com o mundo basicamente voltando a idade da pedra! Cabe a ele usar todo seu intelecto e conhecimento para trazer a humanidade de volta a modernidade junto a Taiju, Yuzuhira e outros amigos que encontrará mais à frente.
SENKU E OS NOVOS ALIADOS
A história tem prosseguimento deste ponto com Senku encontrando novos aliados nas figuras da jovem guerreira Kohaku (minha favorita dublada por Manami Numakura), o jovem Chrome (dublado por Sato Gen) sem grandes conhecimentos mas de curiosidade aguçada, a pequena e muito carismática Suika (tradução Melancia, dublada por Karin Takahashi), os jovens Ginrou e Kinrou (dublados respectivamente por Ayumu Murase e Tomoaki Maeno), o oportunista Gen (dublado por Kengo Kawanishi) e o velho artesão Kaseki (dublado por Mugihito) um dos personagens mais engraçados de toda a história protagonizando cenas impagáveis sempre que fica empolgado para construir alguma coisa.
O VEREDITO
Dr. Stone mistura comédia, aventura e ficção de uma forma brilhante tendo sido um dos animes mais divertidos e empolgantes de 2019. Em um mercado saturado de ideias repetidas e reutilizadas o autor Inagaki trouxe uma história que não é revolucionária mas inova em vários aspectos. A ideia de ter um protagonista com todo o conhecimento científico da humanidade em um mundo que basicamente voltou a idade da pedra é sensacional abrindo um enorme leque de opções. Senku domina princípios da física, matemática, química e biologia além de suas aplicações na medicina, guerra e desenvolvimento tecnológico. Simplesmente insano!
Não tendo um porte físico muito desenvolvido ele conta com seus amigos para produzir medicamentos, katanas japonesas para defesa, pólvora e até mesmo energia elétrica. Conquistas do conhecimento indispensáveis para sua vitória contra o perigoso exército de Tsukasa.
CRÍTICAS AO ANIME
Houveram críticas a série sob a alegação de não ser bem o que esperavam no entanto, embora nenhum anime seja perfeito, boa parte dos comentários foi realizada pelo público mais jovem com expectativas frustradas. Ou seja, a crítica não vinha do anime ser ruim mas sim devido não corresponder a visão equivocada criada antes de seu início. Eu não sou tão jovem mas obviamente já fui adolescente e sei que nessa faixa etária nós criamos expectativas altas sobre coisas que conhecemos pouco sem mesmo darmos ao trabalho de pesquisar. Desse modo quando um filme, anime ou série não corresponde perfeitamente àquilo que imaginávamos nos frustramos e criticamos sem dó nem piedade, muito menos argumentos consistentes.
Dr. Stone não é um shonen de ação como Naruto, Dragon Ball ou One Piece... ele é um shonen de aventura e ficção que, apesar de haver batalhas, os seus grandes trunfos são a descoberta e inovação fazendo isso muito bem.
QUALIDADE VISUAL
A série teve um design de personagens único com linhas marcantes simpatizando bastante com o público adolescente masculino, design de cores em tons mais saturados, boa direção de arte e boa qualidade de animação. O título está disponível no Brasil através do serviço de streaming oficial de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em PT-BR (veja 'Links Relacionados"). Confira as duas opens da série linkadas mais abaixo.
Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.
Confira a seção "Leia Também" mais abaixo e outras postagens em nossa Home.
Nos siga nas redes sociais.
Valeu e até a próxima.
* Assistir Dr. Stone (Fonte Oficial)
* Primeira Open de Dr. Stone linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento da plataforma.
* Segunda Open de Dr. Stone linkada diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento da plataforma.
Leia Também:
|
|
|
|
Pesquisar:
Redes Sociais