Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (Review Final). Um jovem professor e três belas alunas numa das comédias românticas mais "educativas" de 2019.




O mês de Junho está caminhando para o fim e isso significa que a temporada de Primavera\2019 no mercado de animes vai se despedindo. Continuamos em nossa maratona de reviews de encerramento sobre algumas das principais adaptações exibidas durante o período. Nossas análises têm dois públicos-alvos definidos, primeiro, pessoas que não assistiram a um determinado anime e estão a procura de informações relevantes sem muitos spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação.

Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (tradução, "Nós não Conseguimos Estudar") também conhecido pela abreviação Bokuben está chegando ao fim agora no mês de Junho. O anime de enredo muito divertido tinha sobre as costas a cobrança de ser tão bom quanto Nisekoi, comédia romântica a qual é comparado no Japão e visto de certo modo como sucessor espiritual devido alguns elementos em comum e o pretexto pelo qual foi criado.

O mangá de Nisekoi foi um grande sucesso e uma das raras comédias românticas publicadas pela revista Shonen Jump, esta que é majoritariamente focada em mangás destinados ao público adolescente masculino como Dragon Ball, Naruto e One Piece. Com o final de Nisekoi a revista ficou momentaneamente sem um mangá substituto havendo no entanto um bom público consumidor. Foi aí que o autor Tsuitsui Taishi, que já havia desenhado para Magical Patissiere Kosaki-chan (um spin-off de Nisekoi), viu a oportunidade perfeita de trazer uma nova comédia romântica com enredo próprio mas atmosfera levemente parecida. Os leitores viram as semelhanças na história e nos personagens e daí surgiram as comparações.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e os estúdios por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai é originalmente um mangá em estilo comédia romântica escrito ilustrado por Tsuitsui Taishi tendo atualmente 12 volumes publicados já ultrapassando a marca de 2.000.000 de cópias vendidas. A adaptação para anime foi produzida pela parceria entre dois estúdios recentes a Arvo Animation e o estúdio Silver (não confundir com Silver Link). Em um total de 13 episódios Bokuben foi exibido na temporada de Primavera\2019 (entre Abril e Junho) tendo boa recepção alcançando atualmente nota 7.18\10 no Myanimelist. (Observação: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados)

O ENREDO E PERSONAGENS (SPOILERS EVITADOS QUANDO POSSÍVEL)
O anime conta a história do jovem Yuiga Nariyuki (dublado por Ryota Osaka) um estudante no 3º ano do ensino médio cuja família passa por limitações financeiras. Pensando em melhorar de vida Nariyuki está de olho em uma bolsa universitária oferecida pelo colégio apenas para os melhores alunos cobrindo todos os custos de um curso superior. Ele é indicado à bolsa pelo diretor sob a condição de trabalhar como professor particular de duas alunas, Rizu Ogata e Fumino Furuhashi, sendo obrigado a fazê-las atingir boas notas e ingressarem nos cursos que desejavam.
Mas é aí que está o problema! Essas alunas são consideradas gênios em certas disciplinas mas um fracasso em outras. Ogata (dublada por Miyu Tomita) é baixinha, temperamental, um pouco antissocial e domina matemática como ninguém mas não consegue entender disciplinas subjetivas como literatura e relações humanas. Fumino (dublada por Haruka Shiraishi) por outro lado é bem educada, sensata e tem grande conhecimento em literatura e japonês antigo porém é incapaz de somar 2 mais 2. Mais à frente Nariyuki adquire duas novas alunas nas figuras de Uruka Takemoto (dublada por Sayumi Suzushino) sua amiga de infância e Asami Kominami (dublada por Madoka Asahina) uma esperta pré-universitária de 19 anos que mais parece uma aluna do fundamental detestando no entanto ser tratada como criança.

A solução do problema era simples, bastava as garotas prestarem vestibular para os cursos em que eram habilidosas mas elas, por razões pessoais, desejavam seguir carreira nos cursos em que são falhas. Ogata e Fumino já passaram por vários professores incluindo a rígida Mafuyu Kirisu (dublada por Lynn) e todos as abandonaram após fracassarem na missão de ensiná-las apropriadamente.

A COMÉDIA CRIATIVA DE BOKUBEN

O enredo é parecido com Gotoubun no Hanayome e muita gente acreditava que esta obra tinha influenciado Bokuben quando na verdade pode ter sido o contrário já que Hanayome surgiu tempos depois e seu autor poderia ter se inspirado no mangá de Taishi.
As comparações com Nisekoi não eram infundadas e realmente Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai tem uma comédia muito divertida com várias situações criativas envolvendo o protagonista e suas alunas que aos poucos vão despertando um interesse romântico pelo rapaz! A Uruka, por exemplo, é apaixonada desde o fundamental mas nunca teve coragem de se declarar até perceber que iria perdê-lo de vez para a Ogata ou a Fumino. Cenas típicas de comédias românticas bem exploradas preenchem basicamente todos os episódios, algumas pra rolar de rir!
Embora a qualidade visual não mereça grandes elogios este é o tipo de anime que você se diverte com a história ao ponto de não levantar muitas críticas. A adaptação entregue pelos estúdios Arvo e Silver traz um design de personagens simples e um pouco estranho mas condizente com o mangá, paleta em cores básicas com forte saturação e qualidade de animação decente apresentando algumas distorções. O anime foi dirigido por Yoshiaki Iwasaki (diretor de Love Hina) tendo Hiroki Matsumoto (trabalhou em Tonari no Kyuuketsuki-san) na direção de arte, o roteiro adaptado foi escrito por Gou Zappa (escreveu para Blend S) com música de Masato Nakayama (compôs para Tonari no Kaibutsu-kun)

Bokuben está disponível de modo oficial no Brasil através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa
Home.


Nos siga nas redes sociais.


Valeu e até a próxima.


Links Relacionados:

* Assistir Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai


Leia Também: