Boogiepop wa Warawanai 2019, primeiras impressões. Um remake da light novel de mistério e terror premiada dos anos 90.



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Na última Quinta-feira, 03 de Janeiro, começou oficialmente a temporada de Inverno\2019. Nós já postamos aqui no Giganalise as primeiras impressões dos especiais de Tate no Yuusha no Nariagari e de Lord El-Melloi II Sei no Jikenbo. Os interessados podem conferir posteriormente através dos links.

Boogiepop wa Warawanai (tradução, Boogiepop Nunca Sorri) estava programado para 2018 quando a light novel original completaria 20 anos de publicação no entanto, foi adiado para o início de 2019 estreando ontem, 04 de Janeiro, apresentando de cara dois episódios simultâneos disponíveis pela Funimation e, para nós brasileiros, através do serviço de streaming Crunchyroll. A novel em estilo mistério, ficção e terror psicológico para jovens adultos é de autoria de Kouhei Kadono com ilustrações de Kouji Ogata e começou a ser publicada em 1998 ganhando na época o quarto prêmio Dengeki Game Novel, recebendo uma adaptação para anime em 2000 através do estúdio MadHouse (o mesmo de One Punch Man, Sakura Cardcaptor e Death Note) em um total de 12 episódios com o título  de Boogiepop Phantom.

O anime portanto é um remake apresentando a história de uma academia onde várias garotas começam misteriosamente a desaparecer após uma certa droga ser distribuída no meio estudantil mas, várias alunas acreditam que o culpado é Boogiepop, uma lenda urbana se referindo a um shinigame (uma espécie de ser espiritual maligno) vestido de chapéu e capa pretos que anda a procura de garotas bonitas para assassina-las. Nos primeiros episódios o estudante Takeda aguarda sua colega Miyashita (dublada por Aoi Yuuki) para um encontro no entanto a garota não comparece e ele descobre posteriormente ela vestida de forma igual ao tal Boogiepop descrito nas lendas urbanas. Intrigado o jovem investiga e descobre que na verdade Boogiepop não tem forma física possuindo o corpo de alguma aluna e aparecendo sempre que alguma ameaça a humanidade surge, pelo menos essa é sua versão.
Existe uma criatura maligna chamada Mantícora que come carne humana e está entre os adolescentes disfarçado como uma das alunas. Apesar de Boogiepop afirmar que o perigo já passou e devolver a consciência de Miyashita o fato é que Saotome Masami um aluno psicótico que deseja ser morto por alguém mais forte fez um pacto com a Mantícora e está agindo na escola. Em contrapartida a personagem Nagi Kirima (dublada por Saori Oonishi), filha de um escritor famoso de casos de assassinato, anda investigando tudo o que acontece entre os alunos. Ela sofre de "Complexo de Messias" um estado mental no qual a pessoa acredita ser a única salvação da humanidade em meio a um mundo perdido e conta agora com a apoio de Suema Kazuko, uma garota super fã do pai de Nagi e fissurada em casos criminais após ela mesma quase ser morta por um serial killer cinco anos atrás. A pergunta é quando Boogiepop vai aparecer novamente e como derrotar a mantícora que na verdade é cópia defeituosa de um ser extraterrestre que veio a Terra analisar se a humanidade é bondosa e digna de prosperidade?
De fato Boogiepop 2019 é um anime com enredo confuso à primeira vista além de seu desenvolvimento ser bastante lento apresentando de uma só vez diversos personagens que farão parte da trama mas, para quem curte suspense e terror psicológico a história é intrigante e tem certa profundidade. Não recomendo o anime para pessoas mais jovens devido o teor de violência que possa vir a apresentar com corpos mutilados e pessoas sendo feridas. Essa abordagem mais intensa era até comum em certos animes, mangás e novels por volta do final dos anos 1990. Quanto a qualidade visual a série continua a ser produzida pela MadHouse, estúdio que tem em seu histórico várias adaptações com enredo mais surreal e chocante como Death Note e Claymore, por exemplo. Em Boogiepop 2019 eles retrabalharam por completo o design de personagens atualizando-o para os dias atuais e mesmo lembrando a série original as alterações foram marcantes já que o traço dos anos 2000 está bem datado do ponto de vista artístico. O design possui detalhes medianos na aparência do elenco e uma paleta de cores em tons de cinza condizentes com o teor da história. A animação é de boa qualidade prometendo, pelos trailers, alguns momentos bem empolgantes. 
O anime é dirigido por Shingo Natsume o que é muito bom para os momentos de ação pois além deste profissional conhecer ótimos animadores, foi diretor do primeiro One Punch Man. O roteiro fica por conta de Tomohiro Suzuki que já trabalhou antes com Natsume. Boogiepop wa Warawanai 2019 está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil indo ao ar uma vez por semana, todas as Sextas-feiras. Os usuários Premium (pagos) já podem conferir a estreia quanto aos demais (gratuitos) precisarão aguardar sete dias após o lançamento de cada episódio, link abaixo.

Se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" ou veja outras postagens em nossa Home.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Links Relacionados:


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: