Overlord e Basilisk: Ouka Ninpouchou são dois daqueles animes que a primeira vista você olha, fica atento a qualidade da animação, paleta de cores e complexidade dos cenários e conclui de forma superficial que se trata de mais uma obra esquecível. Ainda mais ultimamente com algumas dificuldades da animação japonesa tipo profissionais que ganham menos que funcionários de meio período do MacDonalds ou os contratempos que algumas franquias vêm sofrendo para terem seus episódios lançados. O caso mais recente foi Maerchen Maedchen anime da temporada de Inverno desse ano com uma qualidade visual excelente nos primeiros episódios mas que foi tendo atrasos e quedas de qualidade (a partir do sétimo episódio) que o tornaram irreconhecível tão grande foi o retrocesso visual e principalmente na fluidez da animação. Tanto é que o estúdio resolveu atrasar os episódios para melhorar a qualidade e, a temporada acabou, já estamos na Primavera e o anime sequer foi encerrado ainda. Caso parecido aconteceu com o romance Just Because (já temos review no link) no outono do ano passado.
Aquela velha frase "não julgue um livro somente pela capa" também se aplica ao mercado de animes. Tanto Overlord quanto Basilisk possuem qualidade visual e de animação apenas ok mas o seu enredo é cativante e muitos dos fãs do estilo curtem bastante não perdendo um episódio sequer. Para quem não conhece, Overlord conta a história de um jovem que passa a viver em um mundo que na verdade é um game RPG assumindo o avatar de uma criatura sinistra comandando NPCs igualmente bizarros e poderosos. O enredo pode parecer pouco original mas a história em si tem seus pontos únicos e mesmo com design de personagens simplificado, uma animação relativamente carente de frames e uma paleta de cores um tanto monótona e voltada para os tons mais sombrios o enredo cativa por ser diferente, um tanto misterioso e cômico despertando a curiosidade com foco também nos personagens coadjuvantes, cada um com suas qualidades ou defeitos e objetivos pessoais bem definidos como é o caso de alguns indivíduos integrantes da raça dos homens lagartos e do personagem Tian Sebas, um senhor de meia idade polido e bem educado que manda vê quando o assunto é pancadaria.
Já Basilisk: Ouka Ninpouchou, que aliás tem continuidade nessa temporada de Primavera\2018, compartilha da mesma virtude e sofre do mesmo mal. Ambientado em um Japão medieval onde o destino da nação pode ser definido por ninjas e suas técnicas especiais, nós acompanhamos um grupo de jovens guerreiros com personalidades fortes que combatem as ameaças ao futuro do Japão. Não apenas os protagonistas mas também os demais personagens são muito bem pensados com uma maneira própria de se comportar e reagir aos perigos que encontram. Em meio a mulheres guerreiras de corações fortes e corpos sensuais, conspirações militares que podem decidir quem será o próximo xogum e técnicas ninjas das mais incomuns o anime consegue prender bastante a atenção com alguns episódios surpreendentes embora possua uma animação apenas regular, com design personagens simples e paleta de cores um tanto apática. A ambientação medieval do Japão com roupas, cenários e costumes da época além de uma narrativa com um clima um tanto poético inspirada demais em dramas japoneses antigos, cativa bastante.
Para quem curte o estilo ambos os animes trazem enredos interessantes que equilibram a falta de qualidade visual e de animação fluida já que esses aspectos ficam compensados até certo ponto pela história em si. Algo semelhante aconteceu no ano passado com Juuni Taisen (temos review no link), anime que ninguém dava nada a julgar pela qualidade visual mas, com uma história incomum chamou a atenção de fãs do gênero. Overlord 2 foi o anime mais "hypado" do início do ano no Myanimelist, esta com nota 8.09\10 (no momento dessa postagem) e tem quase 200.000 membros em seu perfil já Basilisk: Ouka Ninpouchou, que na verdade já é uma segunda temporada, não é muito conhecido no ocidente mas é bem querido no Japão já estando no segundo arco em exibição pelo Crunchyroll. Deixo link de fonte legalizada dos dois animes logo abaixo.
Valeu e até a próxima.
|
|
|
|
|
Pesquisar:
Redes Sociais