Apenas relembrando, o mercado de animes possui 4 temporadas por ano seguindo as estações climáticas do Japão, a temporada de Inverno (janeiro, fevereiro e março), a temporada de Primavera (abril, maio e junho), a temporada de Verão (julho, agosto e setembro) e por fim a temporada de Outono (outubro, novembro e dezembro). Em cada uma delas, entre lançamentos e continuações, temos uma média de 40 a 50 novos animes.
Evitando grandes spoilers é dia de fazermos nossas primeiras impressões sobre Hinamatsuri, um anime com boa qualidade técnica, efeitos visuais incríveis e uma história que é a maior viagem na maionese nos apresentando a garota mais malandra e hilária da temporada.
Yoshifume Nitta (dublado por Yoshiki Nakajima) é um integrante da yakuza (a máfia japonesa) colecionador de vasos raros que após um dia de "negociatas" bem sucedidas é surpreendido com a aparição de um objetivo misterioso em formato oval que surge do nada e cai sobre sua cabeça contendo dentro dele uma garota com poderes telecinéticos muito cômica, meio sonsa, bem hilária, caprichosa e faminta mas muito carismática que curte chantagear quando não tem seus desejos atendidos. Após ser atingido do nada pelo objeto que olhando mais de perto mostra apenas o rosto garota, Yoshifume resolve fingir que nada daquilo havia acontecido era apenas um sonho e após uma boa noite de sono tudo se resolveria.
Acontece que na manhã seguinte lá estava o objeto no canto da sala e a garota presa pede que ele pressione um botão na parte de trás que a libertará, impossível é acreditar que um objeto tão pequeno possa conter uma pessoa de mais ou menos 12 anos. A garota em questão é Hina (dublada por Takako Tanaka) uma telecinética que tudo indica ter sido fruto de alguma experiência laboratorial. Ela tem aquele ar de pessoa meio sonolenta, meio desligada contudo sabe o que quer, ela exige que Yoshifume lhe dê casa, comida e roupa lavada do contrário alguns vasos raros podem "acidentalmente cair ao chão" se é que vocês me entendem. Devido Hina ser muito hilária e carismática todo mundo a volta dela acaba se sentindo meio babá da garota. Yoshifume passa a cuidar dela como se fosse filha inclusive a inscrevendo em um colégio desde que ela concordasse em não usar seus poderes telecinéticos em público. A confusão está formada no momento em que ele descobre que Hina não pode passar muito tempo sem usar sua telecinese do contrário seus poderes ficam fora de controle.
O anime promete ser bastante cômico e também uma história de amizade, Hina percebe que Yoshifume não é um adulto manipulador e aproveitador. De onde ela veio só servia para receber ordens mas, o jovem membro da yakuza demonstra o contrário se preocupando com a garota e a recompensando por seus esforços mesmo que de início ele tenha quase falido tamanha foi a quantidade de roupas, brinquedos e acessórios femininos que precisou comprar.
Qualidade Visual, Design de Personagens e Animação
O anime possui ótimo visual, um pouco acima da média de mercado tendo destaque para as texturas usadas nos cabelos criando a impressão de brilho e reflexividade que eu não tinha visto antes a não ser em algumas obras fan-made pela internet. Criar tal efeito em um anime ao invés de uma imagem estática deve ter um custo orçamentário e de tempo muito grande porém a técnica usada em Hinamatsuri aplica uma textura sobre os fios criando a impressão de brilho e detalhismo, muito bacana! A animação é boa, em alguns momentos bem fluída e o design de personagens é "cheio" tendo garotas com bochechas rechonchudas, olhos arredondados e lábios pequenos lembrando um pouco Witch Craft Works, um outro anime visualmente impecável e hilário. Hinamatsuri é com certeza mais uma comédia a se ficar de olho na temporada.
O anime já está com nota 7.71\10 no Myanimelist com mais de 37.000 membros em seus perfil sendo o 14º anime mais bem colocado no site, lembrando que a nota e a colocação podem variar com novos votos sendo computados. A obra é originalmente um mangá escrito e ilustrado por Masao Otake (que também é autor do mangá Tokyo-Hatsu Isekai-Yuki) e está sendo adaptada pelo ótimo estúdio Feel que tem experiência com esse tipo de comédia mais escrachada e malandra sendo dele as adaptações de alguns animes de sucesso como a segunda temporada de Oregairu e a primeira temporada de Dagashi Kashi além de Mayo Chiki! e Kono Bijutsubu ni wa Mondai ga Aru. A staff conta com direção de Kei Oikawa (ótimo profissional que já dirigiu Oregairu, Kono Bijutsubu e foi diretor de storyboard de Ore no Imouto), roteiro de Keichirou Ouchi e música de Yasuhiro Misawa (que já compôs para Gabriel DropOut, Kokoro Connect e Love Lab).
Hinamatsuri está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. Os usuários Premium (pagos) podem conferir os episódios algumas horas após a exibição nas Tvs Japonesas já os demais usuários (gratuitos) conferem os episódios com 7 dias de atraso do lançamento de cada um. Link abaixo.
Valeu e até a próxima.
Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API.
Pesquisar: