Apoie-nos (Pix: giganalise@gmail.com)

Koi to Senkyo to Chocolate, surpresas no enredo.

Koi to Senkyo to Chocolate que traduzido significa "Amor, Eleição e Chocolate" é um anime do tipo shoujo (mais voltado para o público feminino) que a princípio demonstra ser apenas mais uma comédia rasa para preencher temporada focando-se em piadas visuais e personagens plageados que já vimos em muitos outros títulos. E na verdade, é assim que ele começa! Os quatro ou cinco episódios iniciais vão passando a idéia de que este seria o enredo geral do anime. Embora tenha uma ou outra esquisitice cômica, Koi to Senkyo passa de comédia para drama do capítulo 6 em diante. E um drama denso com vários personagens vivenciando dilemas cheios de emoção. Vamos apresentá-lo.

Koi to Senkyo to Chocolate é adaptação de um mangá de mesmo nome criado pela Sprite e ilustrado por Toko Kanno e Waki Ikawa. O anime foi ao ar de 6 de Julho de 2012 até 28 de setembro do mesmo ano sendo exibido pelas redes TBS e BS-TBS em um total de 12 episódios mais OVA. Koi to Senkyo conta a história de um grupo de alunos de um colégio particular muito rico que são integrantes do Clube da  Pesquisa Alimentar que nada mais seria que um daqueles clubes escolares questionados pelos japoneses onde os alunos não fazem nada de produtivo. Na verdade, o clube é o local de encontro e de amizade entre os seus integrantes sendo que sua principal função é comer chocolate.

Porém, com a chegada das eleições para presidente do conselho estudantil o Clube de Pesquisa Alimentar passa a sofrer a  ameaça de fechar já que Satsuki Shinonome, uma forte condidata a presidência, pretende cortar os custos do colégio eliminando clubes "desocupados" e sem produtividade. É aí que o clube de pesquisas alimentares tem a ideia de lançar Yuki Oojima, como candidato à presidência com o intuito de manter o clube de pé. O contexto geral é simples e, de início, aparenta se focar apenas na zoeira mas, como dissemos a história ganha uma reviravolta interessante com os dilemas  dos personagens.

 Temos uma professora que bebe o tempo todo não visitando seus familiares há meses devido as horríveis traições de seu pai contra sua falecida mãe adotiva. Um  segundo dilema tem haver com Mifuyu Kiba, uma integrante do  clube de  pesquisa que torce pelo amor da Chisato com Yuuki Oojima mas, ao mesmo tempo, guarda  sentimentos pelo rapaz. Temos também Isara Aomi, uma aluna bolsista que constantemente sofre bullying sendo discriminada por não ter dinheiro para pagar integralmente a mensalidade de um colégio caro como aquele. E por último, mais dois dilemas. O casal de protagonistas, a Chisato Sumiyoshi e o Yuuki Oojima têm dificuldades para se acertar já que o rapaz não gosta que ela o enxergue como a imagem do irmão falecido em um acidente de carro, na infância. E,  para finalizar, vemos uma espiã do conselho de segurança escolar vítima de um acidente de carro proposital estando a ponto de ter seu tratamento cancelado por desacordos políticos.

Tudo isso faz parte do contexto de Koi to Senkyo to Chocolate. Sinceramente não  esperava que um anime que iniciou-se leve e infantil com uma proposta cômica fosse caminhar por terras dramáticas tão densas. Não que ele não seja recheado de momentos hilários, são várias as situações quase sempre ligadas as enrascadas em que o Yuki Oojima se envolve e que desperta um ciúmes lascado por parte da Chisato Sumiyoshi, sua amiga de  infância. 

Mas, é no drama que está o trunfo do anime. Existem as jogadas políticas.  Como o colégio é rico, rico mesmo, por ano circulam bilhões de yens e o conselho estudantil junto ao conselho de segurança pública administram parte disso. Desse modo surge aquele típico candidato cara de pau procurando eleitores marotamente para faturar uma bolada por debaixo dos panos!

Com três candidatos fortes, incluindo Yuki Oojima, as jogadas de marketing e busca por eleitores corre solta. As coisas vão se acertando e chegando a uma conclusão nos momentos finais até porque com apenas 12 episódios eles tiveram que espremer bastante a história.

A animação é regular e o estilo gráfico lembra um pouco Amagami SS.  O que se torna um contraste com um roteiro dramático. Koi to Senkyo to Chocolate consegue ser algo difícil, hilário e sério ao mesmo tempo. Ele não chega a ser excepcional mas é o suficiente para prender quem o assiste a partir de sua metade final. Valeu e até a próxima.