NOTA: 8.1
* Este é mais um artigo de nossa seção "Jóias do Passado" onde conhecemos ou revisitamos grandes clássicos da animação japonesa. Veja lista completa no menu superior.

Sobrevivendo as mudanças e aparentemente recuperando-se bem após as reestruturações sofridas desde 2014, a Madhouse é hoje um patrimônio da animação japonesa que resistiu ao tempo com 53 anos de atividade.
Pouco sabem no entanto que lá atrás em 2006 no auge da fama e poucos meses antes de lançar "Death Note", o anime mais popular de sua trajetória, o estúdio entregava aos cinemas japoneses um importante filme mesclando drama, romance juvenil e ficção científica que conquistou nada menos que 11 premiações.
Estou falando de Toki wo Kakeru Shoujo (The Girl Who Leapt Through Time), um longa animado de 1h e 38min inspirado na novel/mangá de Yasutaka Tsutsui influenciando grandemente adaptações deste tipo em atmosfera, construção e trejeitos de personagens e ritmo narrativo.
Embora não declarado explicitamente acredita-se que o filme serviu de referência para diretores futuros incluindo Makoto Shinkai, responsável por sucessos como "Tenki no Ko" (2019) e "Kimi no Nawa" (2016).
ENREDO SEM MAIORES SPOILERS.
Toki wo Kakeru Shoujo conta a história de Makoto Konno, uma típica garota colegial de 17 anos e carisma espontâneo graça ao espírito livre, personalidade simples e um pouco densa e pequena noção de espaço o que a faz tropeçar com facilidade em qualquer coisa.
Magra, de cabelos curtos, um pouco birrenta, alheia a assuntos amorosos e naturalmente amolecada, ela prefere treinar baseball com os amigos Chiaki e Kousuke do que passear com outras garotas.
Makoto porém está tendo um dia de má sorte e ao deixar alguns documentos no laboratório da escola, cai sobre um objeto que lembra uma pequena noz mas que na verdade é um dispositivo capaz de viajar alguns dias ao passado. A partir daquele momento ela poderia saltar no tempo refazendo atividades as quais deram errado ou aproveitando diversas vezes momentos divertidos do cotidiano.
Mas quais implicações isto terá? Quem seria o dono daquele objeto? O uso indevido poderia colocar outros em risco? Ela descobrirá as respostas em breve numa história que transita entre comédia, surpresa e emoção.
O FILME MERECE TODA A POPULARIDADE?
Com pequenas ressalvas a resposta é "sim".
Assistir Kakeru Shoujo em 2025 com tudo o que a indústria de animes já apresentou, incluindo os longas de Makoto Shinkai, faz com que o filme não pareça tão impressionante ou inovador porém estamos falando de 2006, época onde narrativas e produções deste tipo não eram tão comuns.
Querido no Japão e tendo envelhecido muito bem o longa foi dirigido por Mamoru Hosoda incluindo dublagem de Riisa Naka (Makoto), Takuya Ishida (Chiaki) e Mitsutaka Itakura (Kousuke) entre outros.
O mangá possui uma versão alternativa com protagonista de cabelos longos (2 volumes) e uma sequência intitulada "Toki wo Kakeru Shoujo: After" lançada em 2009 (1 volume, imagens ao final).
* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
Toki wo Kakeru Shoujo. Protagonista amolecada e a história de ficção e salto no tempo que premiou a Madhouse em 2006.
— Giganálise Anime (@GiganaliseAnime) November 13, 2025
Saiba mais: https://t.co/EczJEWFjbM
* The Girl Who Leapt Through Time#時をかける少女, pic.twitter.com/2x5PXI8yA1
* Trailer linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
* Trailer linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
ILUSTRAÇÕES DO FILME


TOKI WA KAKERU SHOUJO: TOKIKAKE
(Mangá)
(Mangá)

TOKI WA KAKERU SHOUJO
(Mangá, versão alternativa)
(Mangá, versão alternativa)

TOKI WA KAKERU SHOUJO: AFTER
(Mangá, sequência)
(Mangá, sequência)

Referências: Giganálise Anime, X Oficial





Pesquisar: