Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Cinco animes populares que criaram tendências. Dois deles bastante recentes.

Mobile Suit Gundam, Bishoujo Senshi Sailor Moon, Sword Art Online, Otome Game no Hametsu Flag, Sousou no Frieren
Um estilo ou tendência, seja no universo da música, games ou animes, geralmente se inicia com um título de sucesso que desperta interesse da audiência por mais obras semelhantes.

Isto ocorreu com o primeiro Mobile Suit Gundam de 1979 que, embora não seja o primeiro meca de ação, foi o responsável por divulgar o estilo mundo a fora.

Algo idêntico também ocorreu com Bishoujo Senshi Sailor Moon, de 1992, considerada a série que popularizou o estilo mahou shoujo (garotas mágicas).

Os isekais de fantasia devem parte do êxito ao primeiro Sword Art Online, de 2012, que embora ambientado dentro de um game se passava em outro mundo.

Acontece que por vezes uma determinada série não reinventa a roda mas abre caminho para outras obras que talvez sequer fossem notadas.

Um exemplo recente sucedeu em 2020 quando Otome Game no Hametsu Flag (Hamefura) veio ao ar, dando início há um subgênero isekai no qual uma garota é transportada para um mundo de fantasia como vilã da história. Desde então outros títulos semelhantes, nem sempre de boa qualidade, também foram exibidos como "Akuyaku Reijou Nanode Last Boss wo Kattemimashita" e "Loop 7-kaime no Akuyaku Reijou".

Agora em 2024 Sousou no Frieren continua em exibição e, protagonizado por uma simpática garota elfo, já converteu-se na opinião de muitos em um dos melhores animes dos tempos atuais. 

Em consequência heroínas elfo estão em alta e mais animes com o tema serão lançados no futuro próximo. O primeiro deles já garantido é Nihon e Youkoso Elf-san (Bem-Vinda ao Japão Senhorita Elfo), anunciado em 28 de Dezembro ainda sem data de estreia.

Outros dois títulos ainda não confirmados são "Hazurewaku no Joutai Ijou Skill" que já contém domínio web registrado (repito, ainda não confirmado) e "Elf-san wa Yaserarenai" (A Senhorita Elfo Não Consegue Emagrecer), cujo vazamento de fonte conhecida também aponta anime (mais uma vez, ainda não anunciado oficialmente).

* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
MOBILE SUIT GUNDAM (1979)
Mobile Suit Gundam
BISHOUJO SENSHI SAILOR MOON (1992)
Bishoujo Senshi Sailor Moon
SWORD ART ONLINE (2012)
Sword Art Online
OTOME GAME NO HAMETSU FLAG (2020)
Otome Game no Hametsu Flag
SOUSOU NO FRIEREN (2023/24)
Sousou no Frieren

Referências: Giganálise Anime

Mobile Suit Gundam, Bishoujo Senshi Sailor Moon, Sword Art Online, Otome Game no Hametsu Flag, Sousou no Frieren, Anime News, Anime Notícias,