Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Bubblegum Crisis. Um charmoso ícone da ficção cyberpunk criado pela animação japonesa!

Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス
Antes mesmo do filme Akira impressionar o mundo ao final da década de 1980, um outro projeto de animação tão ambicioso quanto já estava em andamento há pelo menos 2 anos.

Bubblegum Crisis é uma daquelas jóias infelizmente esquecidas do passado sendo o esforço conjunto de vários profissionais que resultou em um universo rico, inspirador e porque não dizer bastante charmoso.

Produzida pela AIC e o extinto estúdio Artmic a série rendeu 8 OVAs de longa duração, lançadas no mercado japonês entre 1987 e 1991 ainda na época das clássicas fitas VHS.

Com orçamento cheio o anime foi planejado para ser algo a frente do tempo ambientado em um futuro distópico e tecnologicamente avançado, que era o tema do momento em sua época devido a popularização do computador e o início da internet.

Bubblegum Crisis se passava no ano 2033 d.c. na cidade de Mega Tokyo, uma gigantesca metrópole ao mesmo tempo bela e avançada porém caótica e perigosa.

A série estrelava 4 heroínas Priss, Nene, Sylia e Linna que integravam uma organização paramilitar privada e secreta chamada Knight Sabers. Utilizando armaduras super avançadas elas trabalhavam por contrato protegendo a cidade ao lado da A.D. Police ou agindo em situações onde a polícia era incapaz.

Os avanços em robótica e cibernética permitiram a produção em massa dos androides Boomers livrando a sociedade de trabalhos pesados e repetitivos. Devido seu poder e acessibilidade muitos indivíduos mal intencionados também os utilizavam iniciando uma nova era de crimes.

Este seria o principal motivo do surgimento das Knights Sabers que também eram garotas normais com vidas comuns. Priss, por exemplo, era uma cantora de rock amadora, Nene integrava a A.D.Police no setor de inteligência, Linna trabalhava em um seguradora e Sylia determinava as próximas missões das heroínas.

Outro bom personagem da série era Lion McNichol, detetive policial inspirado nos filmes de ação hollywoodianos sempre acompanhado da fiel pistola de grosso calibre.
Com bastante Rock na trilha sonora, veículos potentes, dispositivos engenhosos e cenas marcantes, Bubblegum Crisis teve a participação de diretores como Masami ObariHiroaki Gouda e Fumihiko Takayama.

Seu elenco de dublagem incluía nomes como Kinuko Oomori (Priss), Akiko Hiramatsu (Nene), Yoshiko Sakakibara (Sylia), Michie Tomizawa (Linna), Toshio Furukawa (Lion) e Kenyu Horiuchi (Daley).

O projeto receberia mais 3 OVAS em 1991 chamadas "Bubblegum Crash" que, apesar de interessantes, não tinham a mesma qualidade dos originais. Em 1998 a série ganharia uma reimaginação intitulada "Bubblegum Crisis: Tokyo 2040" porém isto talvez seja assunto para outro artigo.
Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス

Bubblegum Crisis, バブルガムクライシス