Em Fevereiro de 2023 completaram exatos 17 anos desde que o primeiro episódio de Ergo Proxy fora exibido.
Hoje considerado um clássico cult da ficção cyberpunk, o anime foi resultado do esforço de uma equipe que incluía roteiristas de outras nacionalidades além da japonesa.
Seu enredo original tinha uma alta carga filosófica com reflexões existenciais e sentimentos de desolação pondo a ação e ficção científica em segundo plano, algo que decepcionou os que buscavam mais desses elementos em tela.
Sua protagonista Re-l Mayer até hoje é uma heroína fascinante, tanto em visual quando personalidade, no entanto era excessivamente obstinada e um pouco temperamental o que não a tornava completa unanimidade.
A série de 23 episódios teve animação do extinto estúdio Manglobe, fundado em 2002 por Shinichiro Kobayashi e Takashi Kochiyama, ex-produtores da Sunrise.
Infelizmente em 2015 a Manglobe declarou falência por endividamento deixando, além de Ergo Proxy, outras séries queridas tipo "Samurai Champloo", "Gangstar" e "Kami Nomi Zo Shiru Sekai" como herança a animação japonesa. A maior parte de seus funcionários migrou para o então estúdio Geno subsidiário da produção Twin Engine.
Ergo Proxy é ambientado em um futuro relativamente distante onde a Terra converteu-se em um cenário desolado resultante de ações destrutivas ocorridas no passado. O sol quase não dá o ar de sua graça e os dias são envoltos por nuvens escuras que cobrem os céus. Os sobreviventes da humanidade agora residem em enormes domos/metrópoles cujo clima e comportamento são controlados de modo a garantir uma sociedade perfeita.
Neste contexto surge Re-l Mayer, uma jovem investigadora caracterizada pela maquiagem forte e vestimentas de roqueira gótica, encarregada de investigar casos de infecção dos androides AutoReivs pelo vírus Cogito, que os levam a comportamentos anormais e perigosos.
Mesmo atacada por uma assustadora criatura chamada Ergo Proxy ela insiste na investigação que eventualmente a levará até Vincent Law, um imigrante de outro domo a procura de cidadania local. Vincent anda em companhia da pequena Pino, uma AutoReiv de visual e comportamento infantis, sendo contraste a ficção sombria por estar sempre alegre e divertindo-se com um instrumento de sopro.
Quanto a animação a série trazia bom visual para a época no entanto eram perceptíveis as distorções no design, levando os personagens a terem aparências distintas de um episódio para outro. Ergo Proxy conquistou média 7.9/10 e com mais de 620.000 membros em seu perfil figura até hoje na 315ª posição entre os mais populares do Myanimelist (Obs: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados).
* Post linkado diretamente do Twitter de acordo com políticas de compartilhamento.
Ergo Proxy. Ficção cyberpunk com forte heroína e sentimento de desolação.
— Giganálise Anime (@GiganaliseAnime) June 25, 2023
Saiba mais: https://t.co/OipbfqdTpM#ErgoProxy, #エルゴプラクシー pic.twitter.com/DD9kN0HMjY
ERGO PROXY (OPEN)
Fontes: Giganálise Anime
Pesquisar: