Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Ergo Proxy. Ficção cyberpunk com forte heroína e sentimento de desolação.

Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Em Fevereiro de 2023 completaram exatos 17 anos desde que o primeiro episódio de Ergo Proxy fora exibido.

Hoje considerado um clássico cult da ficção cyberpunk, o anime foi resultado do esforço de uma equipe que incluía roteiristas de outras nacionalidades além da japonesa.

Seu enredo original tinha uma alta carga filosófica com reflexões existenciais e sentimentos de desolação pondo a ação e ficção científica em segundo plano, algo que decepcionou os que buscavam mais desses elementos em tela.

Sua protagonista Re-l Mayer até hoje é uma heroína fascinante, tanto em visual quando personalidade, no entanto era excessivamente obstinada e um pouco temperamental o que não a tornava completa unanimidade.

A série de 23 episódios teve animação do extinto estúdio Manglobe, fundado em 2002 por Shinichiro Kobayashi e Takashi Kochiyama, ex-produtores da Sunrise.

Infelizmente em 2015 a Manglobe declarou falência por endividamento deixando, além de Ergo Proxy, outras séries queridas tipo "Samurai Champloo", "Gangstar" e "Kami Nomi Zo Shiru Sekai" como herança a animação japonesa. A maior parte de seus funcionários migrou para o então estúdio Geno subsidiário da produção Twin Engine.

Ergo Proxy é ambientado em um futuro relativamente distante onde a Terra converteu-se em um cenário desolado resultante de ações destrutivas ocorridas no passado. O sol quase não dá o ar de sua graça e os dias são envoltos por nuvens escuras que cobrem os céus. Os sobreviventes da humanidade agora residem em enormes domos/metrópoles cujo clima e comportamento são controlados de modo a garantir uma sociedade perfeita.

Neste contexto surge Re-l Mayer, uma jovem investigadora caracterizada pela maquiagem forte e vestimentas de roqueira gótica, encarregada de investigar casos de infecção dos androides AutoReivs pelo vírus Cogito, que os levam a comportamentos anormais e perigosos.

Mesmo atacada por uma assustadora criatura chamada Ergo Proxy ela insiste na investigação que eventualmente a levará até Vincent Law, um imigrante de outro domo a procura de cidadania local. Vincent anda em companhia da pequena Pino, uma AutoReiv de visual e comportamento infantis, sendo contraste a ficção sombria por estar sempre alegre e divertindo-se com um instrumento de sopro.

Quanto a animação a série trazia bom visual para a época no entanto eram perceptíveis as distorções no design, levando os personagens a terem aparências distintas de um episódio para outro. Ergo Proxy conquistou média 7.9/10 e com mais de 620.000 membros em seu perfil figura até hoje na 315ª posição entre os mais populares do Myanimelist (Obs: Esta nota é atribuída pelos usuários e pode variar com novos votos computados).

* Post linkado diretamente do Twitter de acordo com políticas de compartilhamento.
ERGO PROXY (OPEN)

Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Ergo Proxy, エルゴプラクシー
Ergo Proxy, エルゴプラクシー

Ergo Proxy, エルゴプラクシー