Os reviews do Giganálise têm dois públicos-alvos bem definidos: Primeiro, pessoas que não assistiram a um determinado anime e estão à procura de informações relevantes sem grandes spoilers e, segundo, aqueles que curtem este tipo de publicação.
A segunda temporada de Kono Oto Tomare chega ao fim agora em Dezembro junto ao Outono\2019. Embora não sendo perfeito o drama musical colegial conquistou muita gente que simpatizou com os personagens, seus dilemas pessoais e o leve romance envolvendo alguns casais do elenco.
A história focada em um clube escolar de Kotos (instrumentos de corda típicos da cultura japonesa) apresentou protagonistas determinados, sonhadores e alguns momentos que realmente emocionaram a audiência. Devido as origens (falo mais abaixo) o anime trouxe uma forma nostálgica de atuação e desenvolvimento de enredo lembrando séries de 10 ou 12 anos atrás.
No entanto a grande crítica recai sobre a qualidade da animação que até foi entregue mantendo o design consistente, dentro do possível, mas não foi capaz de apresentar algo mais polido e caprichado.
Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio responsáveis pela animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Kono Oto Tomare! (Pare Este Som!) é originalmente um mangá em estilo drama musical escolar escrito e ilustrado por Amyu sendo publicado através da revista Jump Square desde 2012, compilado em 20 volumes independentes até o momento, e vendendo mais de 2.300.000 cópias impressas. A adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Platinum Vision dividida em duas temporadas. A primeira saiu na Primavera/2019 (entre Abril e Junho, 13 episódios) recebendo nota 7.81/10 no Myanimelist e a Season 2 veio no Outono/2019 (entre Outubro e Dezembro, 13 episódios) alcançando nota 8.26/10. (Observação: Estas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados)
ENREDO E PERSONAGENS
A história inicialmente acompanha o personagem Chika (dublado por Yuuma Uchida), um jovem delinquente constantemente envolvido em brigas de rua vivendo apenas com seu avô, um senhor conselheiro, sorridente e habilidoso construtor de Kotos. Chika decide mudar de vida comovido pela paixão do avô por música no entanto muitas vezes um passado ruim traz consequências amargas. A loja do velho parente é invadida e vandalizada pelos antigos companheiros do rapaz deixando seu avô em choque falecendo alguns dias depois.
Mesmo cheio de remorso e culpa além de mal visto pela sociedade, Chika inicia seu novo ano letivo decidido a entrar no clube de Kotos do colégio onde acaba fazendo amizade com Takezou (dublado por Junya Enoki) e a jovem Houzuki (dublada por Atsumi Tanezaki). Takezou agora é presidente do clube após a formatura de suas senpais no entanto é um jovem pessimista e marcado pelo fracasso. Já Houzuki é ultra talentosa e uma das melhores instrumentistas de Kotos de sua geração mas foi excomungada pela própria mãe que após a perda do marido não conseguiu manter a credibilidade da escola de instrumentos da família descarregando a frustração na garota.
O convívio inicial desses três não é nada fácil com os problemas do passado e a pouca disposição em abrirem seus corações à novas amizades. Mas a bela música produzida pelos instrumentos aos poucos vai os unido, crescendo o clube e agregando novos coadjuvantes os colocando em direção aos campeonatos mais competitivos do país.
O VEREDITO
Estes elementos conquistaram um público seleto mas fiel acompanhando o anime até seus últimos momentos. No entanto, entregando uma opinião humilde e bastante pessoal (por favor entendam) para mim o título não agrada a todo mundo sendo aquele tipo de adaptação amada pelos fãs mas criticada pelas limitações técnicas e por quem não foi "fisgado" pela narrativa leve e inocente.
QUALIDADE VISUAL
Este é o grande "calcanhar de Aquiles" de Kono Oto Tomare! Apesar do bonito design de personagens com olhos castanhos em formato de amêndoa a série teve animação apenas aceitável. O estúdio Platinum Vision não é dos mais atuantes ou bem estruturados do Japão e a equipe técnica modesta comandada pelo diretor Mizuno Ryouma fez o possível para entregar um visual consistente.
Como resultado a aparência é bem trabalhada mas vez ou outra acontecem distorções. A animação é mediana havendo momentos onde a falta de fluidez é perceptível. Isso se torna um problema ainda maior já que Kono Oto Tomare apresenta várias competições musicais onde o elenco é filmado tocando os instrumentos com destaque para os movimentos de suas mãos e dedos.
Como resultado a aparência é bem trabalhada mas vez ou outra acontecem distorções. A animação é mediana havendo momentos onde a falta de fluidez é perceptível. Isso se torna um problema ainda maior já que Kono Oto Tomare apresenta várias competições musicais onde o elenco é filmado tocando os instrumentos com destaque para os movimentos de suas mãos e dedos.
Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.
Confira a seção "Leia Também" além de outras postagens em nossa Home.
Nos siga nas redes sociais.
Valeu e até a próxima.
Pesquisar: