Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Bungo Stray Dogs 1ª, 2ª e 3ª Temporadas (Review Final). Um incrível anime de ação com elementos sobrenaturais e uma pegada mafiosa!



Twitter: @Giganaliseanime | Facebook: Giganaliseanime | Instagram: Giganaliseanime

Bungo Stray Dogs é sem dúvidas um dos melhores animes de ação com elementos sobrenaturais da atualidade. O enredo é tão sagaz e os personagens tão carismáticos que duas gigantes do streaming, a Crunchyroll e a Funimation, não pensaram duas vezes em adquirir os direitos de exibição da série para o ocidente!

Com a 3ª temporada chegando ao fim agora no mês de Junho\2019 nós resolvemos trazer um review com breve recapitulação de todo o anime sendo este um texto perfeito para quem ainda não conhece BSD. Desde já agradeço a compreensão pois mesmo resumida a postagem será longa devido a quantidade enorme de informações podendo apresentar alguns spoilers.

Este parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não tenha interesse em dados tipo nome do autor ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Bungo Stray Dogs, uma tradução adaptada para o português seria "Cães de Rua Adestrados", é originalmente um mangá em estilo ação com elementos sobrenaturais e comédia voltado para o público seinen (jovens adultos) escrito por Kafka Asagiri e ilustrado por Sango Harukawa. O mangá tem atualmente 17 volumes publicados além de uma versão em light novel. A adaptação para anime das 3 temporadas foi produzida pelo estúdio Bones (o mesmo de Boku no Hero Academia) tendo excelente recepção com notas médias de 7.82\10 (1ª temporada), 8.3\10 (2ª temporada) e 8.34\10 (3ª temporada) no Myanimelist. (Observação: Estas notas são atribuídas pelos usuários e podem variar com novos votos computados).

O ENREDO BASE
O anime se passa em um mundo paralelo na cidade Yokohama envolvendo duas organizações rivais a Agência de Detetives Armados (ou Bungo Stray Dogs) e a Máfia do Porto. No enredo existem indivíduos que possuem algum tipo de poder sobrenatural, os "Dotados". Alguns têm super força, outros podem materializar qualquer objeto, curar rapidamente ferimentos graves, controlar a gravidade, possuir um demônio poderoso internamente, adquirir a força e a rapidez de um tigre ou anular qualquer um destes poderes. Tanto a Agência de Detetives Armados quanto a Máfia do Porto são constituídas exclusivamente por indivíduos dotados

Apesar de ambas desejarem proteger a cidade de Yokohama o fato é que a Máfia age realmente como uma organização criminosa controlando, traficando ou matando qualquer um que interfira em seus negócios cabendo a Agência de Detetives impedi-los. O anime possui um enredo de fácil compreensão mas os personagens por outro lado têm um background profundo, muitos foram construídos com uma mensagem filosófica ou reflexão moral embutida tornando a trama bem mais densa do que o habitual. A série é dona de uma pegada mafiosa e a qualidade de animação é excelente, fruto de um bom orçamento. 

BUNGO STRAY DOGS - 1ª TEMPORADA
A 1ª temporada foi exibida na Primavera\2016 (entre Abril e Junho) em 12 episódios apresentando dois dos personagens principais: Dazai (dublado por Mamoru Miyano) e Atsushi (dublado por Yuuto Uemura). Dazai é um ex-integrante da Máfia do Porto que, por razões esclarecidas na Season 2, mudou de lado trabalhando para a Agência de Detetives Armados. Ele têm a habilidade de anular qualquer poder sobrenatural além de uma mente sagaz mas personalidade preguiçosa, cômica, por vezes irritante a seus companheiros e um desejo enorme de suicídio tentando morrer de várias formas sem sucesso. Já Atsushi é um adolescente expulso do orfanato sem entender o motivo tendo alguns traumas psicológicos pois todo mundo afirmava que ele era uma criatura imprestável. Encontrando-se no meio da rua sem um tostão e prestes a morrer de fome ele resgata Dazai que estava "propositalmente" se afogando no rio e lhe conta que há dias não come e está sendo perseguido por um tigre solto na cidade. Dazai junto com o estressado e meticuloso Kunikida (dublado por Yoshimasa Hosoya) afirmam ser da Agência de Detetives e resolvem ajudar o garoto. Posteriormente Atsushi toma conhecimento que ele é na verdade o tal tigre perigoso tendo a habilidade de se transformar total ou parcialmente no animal perdendo, pelo menos de início, a consciência.

Atsushi entra para a Agência e juntos combatem os planos da Máfia do Porto que tem um novo líder na figura de Mori Ogai além de dois indivíduos muito perigosos, Akutagawa (dublado por Onno Kensho) tendo como habilidade uma espécie de demônio das sombras capaz de materializar objetos pontiagudos e estraçalhar qualquer inimigo e Nakahara (dublado por Kishou Taniyama) um cara baixinho e marrento com o poder de manipular a gravidade do jeito que desejar. Também foi apresentada a personagem Kyouka (dublada por Sumire Morohoshi) uma pré-adolescente silenciosa e com grande destreza para assassinatos tendo como habilidade um espírito na forma de uma mulher com espada ativada somente através de um celular. Kyouka trabalhava contra a própria vontade para a Máfia do Porto mas foi ajudada e resgatada por Atsushi vindo posteriormente para a Agência. O enredo era muito maneiro com sacadas inteligentes.

BUNGO STRAY DOGS - 2ª TEMPORADA
A 2ª temporada veio praticamente em seguida no Outono\2016 (entre Outubro e Dezembro) em mais 12 episódios sendo aqui que as coisas se confundem um pouco pois os 4 primeiros não continuam o enredo da Season 1 mas apresentam uma história que aconteceu antes quando Dazai ainda era integrante da Máfia do Porto trazendo dois personagens novos: Oda Sakunosuke e Ango Sakaguchi

Oda poderia ser o membro mais poderoso da Máfia pois tinha a habilidade de prever o futuro por 5 segundos no entanto ele desejava ser escritor acreditando que caso matasse não teria direito para tal. Usando duas pistolas Oda protegia um antigo amigo além de 5 crianças porém um novo vilão surge na figura de uma organização criminosa chamada Mimic. Os conflitos levam à morte do amigo e das crianças fazendo ele quebrar seu juramento e partir para o ataque. A história termina com a morte de Oda tendo como último pedido que Dazai abandonasse a Máfia do Porto e trilhasse um caminho melhor explicando assim como este foi parar na Agência de Detetives Armados.
A partir do 5º episódio a segunda temporada continua a história principal voltando ao presente com Dazai, Atsushi, Kyouka e os demais. O novo vilão é uma organização estrangeira de dotados chamada Guild cujo líder de nome Franciz tinha a habilidade de converter dinheiro em poder sobrenatural, ou seja, a sua força e velocidade dependiam diretamente de quanto dinheiro ele usava como combustível trazendo uma reflexão moral subentendida sobre o poder da riqueza. Franciz é casado mas perdeu a filha e sua mulher enlouqueceu. Procurando reverter o destino ele veio para Yokohama e de início tentou comprar a Agência de Detetives Armados, o que não deu certo, partindo em seguida para planos mais perigosos incluindo amaldiçoar toda a cidade com a habilidade bizarra Yumeko e lançar do céu uma nave gigantesca na forma de uma baleia apelidada de Moby Dick. Franciz foi impedido pela ação conjunta da Atsushi e Akutagawa, dois rivais mortais que uniram forças em um momento crítico. O anime continuava tendo enredo muito intrigante onde cada episódio era aguardado com ansiedade.

BUNGO STRAY DOGS - 3ª TEMPORADA
Muita gente acreditava que o anime tinha acabado até que agora na Primavera\2019 (entre Abril e Junho) veio a terceira temporada em mais 12 episódios novamente naquele esquema onde os 4 primeiros contam uma história ocorrida no passado, dessa vez mostrando como o personagem Nakahara (controla a gravidade) se tornou membro da Máfia do Porto e o quanto ele e Dazai não se dão muito bem.

A partir do 5º episódio além da Guild de certo modo ter dado a volta por cima o novo vilão é encarnado por Fyodor, um estrategista muito perigoso que deseja eliminar todos os dotados colocando a Máfia do Porto em conflito direto contra a Agência de Detetives Armados. Para isso ele aplicou uma maldição nos líderes das duas organizações sendo que caso um morra primeiro o outro sobrevive. Vários personagens da Guild voltam em cena como Franiz, Nathaniel, Louisa e Lucy que de inimiga passa a trabalhar na cafeteria do térreo do prédio da Agência gerando cenas bastante cômicas com Atsushi (que ela alega odiar) e Kyouka.

A QUALIDADE  DE BUNGO STRAY DOGS.
Pelos resumos se percebe o quanto o enredo é bem arquitetado com bastante sagacidade, muita ação, comédia e um toque mafioso. A estrutura da trama é rara e não se vê todo dia. Já a qualidade visual entregue pelo estúdio Bones é excepcional. O anime tem um design de personagens muito bonito e esguio, com bom nível de detalhes destacando as linhas pontiagudos e o desenho da íris dos olhos em formato de losango. A paleta de cores é rica, a ambientação é caprichada com texturas realistas apresentando bons efeitos computadorizados de sombra e iluminação. Já a animação é incrível com momentos de ação por vezes frenéticos e longos tendo coreografias de luta bem elaboradas.

Bungo Stray Dogs está disponível no Brasil de modo oficial através do serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português. Link Abaixo.

Deixe seu comentário e se curtiu, compartilhe.

Confira a seção "Leia Também" e outras postagens em nossa Home.

Nos siga nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.


Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com termos de serviço da API e políticas de compartilhamento.

Leia Também: