Este review tem spoilers evitados, quando possível.
Nos acompanhem nas redes sociais.
Clique aqui para conferir o mural com todos os reviews da temporada de Verão\2018 feitos pelo Giganalise.
Esta parágrafo é dedicado as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte. Kyoto Teramachi Sanjou no Holmes também conhecido como Holmes of Kyoto é originalmente uma light novel em estilo romance e mistério escrita pela autora Mai Mochizuki e ilustrada pelo artista Yamouchishizu com 10 volumes publicados desde 2015 pela revista Futabasha havendo também uma versão em mangá somando 2 volumes. A adaptação para anime foi produzida pelo modesto estúdio Seven (o mesmo de Okusama ga Seitokaichou!), em um total de 12 episódios Holmes of Kyoto veio ao ar na temporada de Verão\2018 (julho, agosto e setembro) alcançando notas 4.2\5 no Crunchyroll e 6.75\10 no Myanimelist no momento dessa postagem (essa nota e dinâmica e varia um pouco com novos votos computados).
O romance salvou o anime! Certamente produzido com um orçamento apertado Holmes of Kyoto possui vários elementos visuais preocupantes. A animação é apenas mediana com alguns momentos onde a carência de frames é visível, o design dos personagens distorce bastante sendo comum vermos partes do rosto um tanto desproporcionais incluindo olhos desalinhados, chegando em alguns raros momentos a extremos quando os personagens ficam claramente um tanto diferentes de um episódio ou cena para outra! Além disso a paleta de cores é apática e o enredo tem alguns furos e inconsistências que não dá para ignorar tipo você ser convidado para uma festa, se declarar inimigo do anfitrião, quebrar um vaso, resolver toda a questão com um jogo de poker com cartas marcadas e depois se entender facilmente com os demais convidados e ainda terminar a festa brindando juntos.
Porém, o par romântico conseguiu prender a atenção dos fãs. Kiyotaka também conhecido como Holmes-san (dublado por Kaito Ishikawa) é tido como o Sherlock Holmes da cidade de Kyoto alegando ele o apelido ser devido seu nome porém a grande capacidade do protagonista em resolver mistérios e identificar obras de arte falsas é que lhe concedeu essa fama. Holmes-san trabalha na loja do avô, um renomado avalista de obras de arte, junto a ele está a jovem Aoi Mashiro (dublada por Miyu Tomita) uma garota que mudou de cidade por não ter suportado a traição de seu antigo namorado com a melhor amiga. Juntos eles vão sendo requisitados para descobrir mistérios e identificar falsificações em obras de arte e a série recebeu até mesmo um vilão muito ardiloso chamado Ensho (dublado por Kouji Yusa) um especialista em cópias de pinturas antigas rivalizando diretamente com Holmes-san.
Visualmente Holmes of Kyoto tem momentos precários e o modo de falar super educado do protagonista que as vezes têm alguns surtos de revolta podem não agradar muita gente mas a aproximação entre ele e a personagem Aoi foi ganhando mais e mais espaço sendo que a galera que curte uma pegada mais romântica começou a curtir a série com vários comentários ao longo de seus 12 episódios. O anime terminou com final em aberto e existe alguma chance de nova temporada (nada confirmado, deixo bem claro) dando a entender que os problemas com a animação são o resultado da velha fórmula de adaptar o máximo de episódios com um pequeno orçamento. Holmes of Kyoto está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, link abaixo.
Se curtiu, compartilhe!
Pesquisar:
Redes Sociais