Megalo Box. A releitura moderna de um clássico que liderou na temporada de Primavera\2018. (Review Final)

Com junho caminhando para seu final o mesmo acontece com a temporada de Primavera\2018 e nós estamos em uma maratona fazendo os reviews de encerramento dos principais animes que surgiram nesse período, já temos postadas as análises de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby, Hinamatsuri, Grancrest Senki, Wotaku ni Koi wa Muzukashii, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Amanchu! Advance, Golden Kamuy, Toji no Miko (Katana Maidens) e Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online além de uma análise especial sobre Angel Beats! um super sucesso do início da década. Quem tiver interesse pode acessá-las posteriormente através dos links.

Quando fizemos nossas primeiras impressões sobre Megalo Box no início da temporada acreditávamos que talvez esse fosse um dos animes que iriam liderar audiência durante esses três meses e não estávamos errados. Megalo Box é uma releitura moderna de Ashita no Joe, mangá que teve 20 volumes publicados entre 1968 e 1973. O anime trouxe um estilo visual retrô muito bacana, animação decente e um roteiro super empolgante e foi um dos senão o anime mais assistido da temporada. Nesse review de fechamento, com o máximo de spoilers evitados, vamos falar sobre seu enredo, personagens, os pontos positivos que o levaram a tamanha receptividade e alguns negativos também.

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação. Caso não esteja interessado em dados tipo: nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Megalo Box é um anime original em estilo shounen, ação, esporte e ficção produzido em comemoração aos 50 anos de lançamento do mangá Ashita no Joe (1968-1973). O anime foi produzido pelo estúdio TMS Entertainment (o mesmo de Detective Conan, Relife e Orange) que inclusive produziu a segunda adaptação para anime de Ashita no Joe em 1980. Em um total de 13 episódios Megalo Box foi ao ar na temporada de Primavera\2018 (abril, maio e junho) com direção de You Moriyama, roteiro de Katsuhiko Manabe em parceria com Kensako Kojima e música da Mabanua. O anime teve excelente receptividade alcançando notas 8.6\10 no IMDb, 4.9\5 no Crunchyroll e 8.4\10 no Myanimelist com mais de 126.000 membros em seu perfil no momento dessa postagem (essas notas e valores são dinâmicos e variam um pouco com novos votos computados).

O Enredo

Não sendo exatamente uma adaptação fiel ao mangá mas sim uma releitura moderna de Ashita no Joe, em Megalo Box nós somos apresentados a um protagonista com grande talento para o boxe mas totalmente insatisfeito em ter seu dom dedicado a lutas armadas com resultados previsíveis. 

Um parênteses aqui, a palavra Box está escrita como "caixa" em inglês (faltando o "e") porém a escrita ficou dessa forma em concordância com o som que os japoneses costumam expressar quando a pronunciam.

Junk Dog (dublado por Yoshimasa Hosoya) é um lutador de Megalo Box, um esporte futurista que mistura o boxe com exoesqueletos eletrônicos que reforçam os reflexos, a força e a agressividade de seu usuário. Esses dispositivos chamados de Gears lembram um pouquinho os exoesqueletos usados no game Call of Duty: Advanced Warfare e no anime alguns possuem até inteligência artificial aprendendo com os golpes do oponente e prevendo seus movimentos. Porém, Junk Dog já está cansado de toda aquela farsa! Como ele não possui identidade sequer é considerado um cidadão não podendo participar de torneios reconhecidos tendo que recorrer as lutas ilegais para sobreviver. Ele e seu agente, Nanbu (dublado por Shirou Saitou) que é uma referência ao personagem Denpai de Ashita no Joe, participam de lutas armadas através das quais ganham alguma grana caso percam em algum round, posteriormente essa dupla passa a contar com a ajuda do pequeno Sachio (dublado por Michiyo Murase) que deseja que Joe vença o torneio da corporação Shirase para vingar a morte de seu pai. Mas, Junk Dog já não suporta aquilo e após perder mais uma luta arranjada ele sai desenfreado com sua moto pelas ruas da cidade.

JD quase atropela Yukiko Shirato (dublada por Mori Nanako) a herdeira de uma grande corporação tecnológica que está patrocinando um super torneio dessa modalidade esportiva moderna chamado Megalonia no qual apenas os melhores lutadores terão o direito de participar. Junk Dog evita o acidente porém ele cai e Shirato oferece-lhe ajuda financeira devido a queda, ele se recusa e a questiona sobre a autenticidade do Megalonia afirmando que aquilo não era luta de verdade. Em breve Junk Dog e Yuri (dublado por Hiroki Yasumoto), o principal lutador da equipe Shirato, irão se enfrentar no maior torneio de Megalo Box mas, para isso JD terá que enfrentar diversos desafios incluindo lutadores mais preparados e um gangster que promete acabar com a raça de seu agente Nanbu, caso não pague o que lhe deve.

O protagonista

O que deu a Megalo Box tamanha audiência, principalmente aqui no Brasil, foi o carisma do protagonista. Muita gente simpatizou com sua personalidade marrenta e grande vontade de superação. Junk Dog, que posteriormente passou a se chamar Joe ao arranjar uma identidade falsa, se parece muito com o brasileiro. Ele vive quase sem grana, precisa enfrentar desafiantes muito maiores e mais bem preparados e suas lutas são um massacre devido as desvantagens tecnológicas com ele aguardando o momento exato para desferir seu golpe final. De início Joe também usava um Gear surrado e todo ultrapassado mas, então, resolveu radicalizar lutando com mãos limpas sem suporte tecnológico algum recebendo o apelido de "Joe Sem Gear". O personagem possui aquela postura arrogante e autoconfiante que alguns não curtem muito mas que é uma característica típica de animes shounens sendo adotada por praticamente todos os autores do gênero. Joe lembra um lobo, ou cachorro selvagem que uma vez mordendo sua presa não larga mais e o tema musical de entrada do anime (linkado abaixo) enfatiza essa característica.

Yukiko Shirato

Shirato dividiu opiniões, sendo o tipo de mulher centrada e madura que qualquer um desejaria ter a seu lado ela no entanto visa apenas o sucesso de seu projeto em criar o mais moderno e eficaz Gear de combate. Isso garantiria grandes contratos para sua empresa além de possibilitar expandir sua influência por todo o Japão desejando contribuir com a sociedade porém, essa postura as vezes deixou sobre ela a imagem de uma mulher insensível, arrogante e irredutível indo em confronto ao sonho de Joe em chegar ao topo do Megalo Box e ter uma luta justa contra Yuri. Teve muita gente que não gostou de Shirato por essa postura mas a sensualidade madura da personagem (muito linda por sinal) e a compreensão que ela demonstrou em alguns episódios finais a tornaram figura chave do anime.

Yuri 

Yuri é talvez uma referência ao personagem Rikiishi de Ashita no Joe. No mangá original Rikiishi é o rival de Joe durante um período em que ele passa na prisão juvenil. O primeiro embate entre eles, no mangá, resultou em um knock-out duplo com a promessa de se enfrentarem novamente. Já em Megalo Box, Yuri é o favorito a ganhar o torneio Megalonia usando o mais avançado Gear de luta da corporação Shirato. No primeiro combate (não oficial) Joe perde a luta já que a diferença tecnológica e de preparo era imensa mas, os dois prometem se enfrentar novamente no grande torneio. Yuri é o típico campeão que deseja apenas ter uma luta com um oponente de verdade sendo Joe a figura que ocupará essa posição. Ele se revolta contra a liderança de Shirato retirando o seu Gear implantado para ter um combate justo.

Qualidade Técnica e Artística.

O design do anime é o que primeiro chama atenção. Megalo Box têm uma aparência retrô lembrando animes antigos e as raízes que o inspiraram mas, certamente isso não foi feito à mão, devem ter usado um perfil de pincel que deixa propositalmente as linhas falhas e levemente tortuosas para criar um efeito visual retrô muito bacana. O mesmo tratamento foi dado a paleta de cores remetendo a algo mais antigo. O design de personagens é mais adulto contando com penteados das antigas e combinou bem com a atmosfera da história no entanto, nem tudo saiu perfeito. Apesar de Megalo Box ser aquele tipo de anime com enredo empolgante nos fazendo esquecer sobre a qualidade técnica o fato é que possui alguns momentos com carência de frames e distorção de personagens, esses momentos não são constantes nem comprometem definitivamente a experiência geral do anime mas estão presentes. Algo que tirou um pouco a empolgação nas lutas, problema que foi em parte contornado pela direção que escolheu ângulos de câmera mais próximos e menos comprometedores.

Seja como for Megalo Box foi um sucesso assumindo 670ª posição entre os animes mais populares e a 167ª posição no ranking do Myanimelist (o que é significativo diante de tantos lançamentos anuais). Só lembrando que essas posições podem variam com o tempo. O anime está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil, veja links relacionados.




Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.


Open de Megalo Box linkada diretamente do canal da TMS Entertainment no Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.



Leia Também:

https://giganalise.blogspot.com.br/2018/02/fullmetal-alchemist-brotherhood-um-dos.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/11/black-clover-acao-magia-e-um.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/09/boku-no-hero-academia-o-fenomeno-de.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2016/11/aoki-hagane-no-arpeggio-anime-de-ficcao.htmlgiganalise.blogspot.com.br/2016/11/aoki-hagane-no-arpeggio-anime-de-ficcao.html

https://giganalise.blogspot.com.br/2017/05/god-eater-luta-contra-extincao-da.html