Comic Girls. Quatro garotas mangakás e muitos manuscritos rejeitados. (Review Final)



Nossa maratona continua com os reviews finais dos principais animes dessa temporada de Primavera\2018 que se encerra daqui há alguns dias. Já temos postadas as análises de Sakura Cardcaptor: Clear Card Hen, Uma Musume: Pretty Derby, Hinamatsuri, Grancrest Senki, Wotaku ni Koi wa Muzukashii, Tada-kun wa Koi wo Shinai, Amanchu! Advance e Golden Kamuy. Quem tiver interesse pode acessá-las posteriormente através dos links.

Comic Girls conta a história de 4 garotas que decidem testar suas vocações se tornando autoras de mangás. Elas habitam em um dormitório compartilhando experiências de vida e de trabalho. Apesar de suas particularidades o enredo não é algo totalmente original contendo uma protagonista baixinha que se auto denigre, uma comédia focada em memes faciais e projetos de mangás rejeitados. Comic Girls agradou ao público que curte esse tipo de enredo a adaptação teve uma receptividade decente com paleta de cores vívida e boa qualidade visual. 

O próximo parágrafo é dedicado a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação, caso não esteja interessado em dados tipo, nome do autor, adaptações anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte.

Comic Girls (tradução, Garotas Mangakás) é originalmente um  mangá yonkoma (quatro painéis por página) escrito e ilustrado por Kaori Hanzama (que também produziu o mangá Aldnoah.Zero Anthology Comic). A adaptação para anime ficou sob a responsabilidade do recente estúdio Nexus (que produziu Hakudai Kishi no Cavalry) com direção do estreante Yoshinobu Tokumo, roteiro da experiente Natsuko Takahashi (que já adaptou roteiro para Bleach e Fullmetal Alchemist) e música de Kenichiro Suehiro (que compôs para ReZero e Miira no Kaikata), a comédia deu certo e Comic Girls alcançou uma receptividade decente com nota 8.0\10 no IMDb, 7.28\10 no Myanimelist e 3.9\5 no Crunchyroll no momento dessa postagem (essas notas são dinâmicas e variam um pouco com novos votos computados). É apenas a opinião do Giganalise mas, com exceção da avaliação no Myanimelist, as outras notas possuem certa discrepância. Apesar de divertido e do visual colorido, a falta de inovação do enredo e a comédia já vista em outras obras tipo Hinako Note e New Game, enquadram Comic Girls em um nota mais próxima a 7.4\10 ou 4.2\5.

O Enredo

Kaoruko Moeta (chamada carinhosamente de Kaos-chan sendo dublada por Akao Hikaru) é uma garota baixinha, atrapalhada e aspirante a autora de mangás. Um de seus maiores defeitos é o pessimismo já que ela enviou dezenas de projetos que sempre possuem algo de errado sendo rejeitados pela sua editora e alvo de bastante críticas. Como uma forma de obter novas inspirações Kaos-chan vai morar em um dormitório exclusivo para garotas mangakás e lá ela encontra pessoas que se tornarão suas grandes amigas. Ruki Irokawa (dublada por Saori Oonishi) que tinha o grande sonho de criar mangás mais leves e femininas porém foi desenvolvendo uma imaginação criativa e grande habilidade para desenhar ecchi e acabou seguindo por esse caminho, o problema é que a garota morre de vergonha de ter suas histórias eróticas lidas por milhares de pessoas. As outras duas personagens são Tsubasa Katsuki (dublada por Rie Takahashi) fascinada por mangás shounen e Koyume Koizuka (dublada por Kaede Hondo) que prefere histórias mais românticas. Sem mencionar a super assustadora Suzu Fuura (dublada por Reina Ueda) que desenha mangás com histórias de terror.

Esse grupo de garotas dividem alguns momentos engraçados e outros constrangedores lutando para conseguir ter seus manuscritos aprovados e quem sabe ganhar um mangá em série. O centro do anime é a personagem Kaos-chan que possui grandes dificuldades em ter uma série aprovada, ela é confusa, atrapalhada e divertidamente pessismista acreditando ser o pior dos seres humanos com comentários tipo "me perdoem por existir e ser uma pessoa medíocre". Super carismática lá a seu jeito ela conquistou fãs por ser baixinha e pelos memes faciais. O enredo não é original porém é divertido dentro de seu estilo e já que estamos falando de um anime japonês a obra contém algumas esquisitices envolvendo garotas. Já vimos histórias parecidas como em Hinako Note lançado na Primavera\2017 e Slow Start que veio ao ar no Inverno\2018. Comic Girls não chega a ter a criatividade de New Game, por exemplo, mas a autora foi capaz de trazer um pouco do dia a dia dos mangakás para sua obra tipo o cansaço com as horas extras para terminar os manuscritos dentro do prazo, problemas como falta de criatividade ou esconder sua verdadeira identidade dos fãs.

Qualidade Técnica e Artística

A grande atratividade de Comic Girls é sua paleta de cores vívida e com uma combinação que agrada muito ao público feminino esse que é seu alvo principal. Somado aos efeitos de pós-processamento (o reflexo nos cabelos por exemplo) a obra consegue ser visualmente atraente mascarando um pouco a distorção de personagens que não é constante mas surge aqui e ali e compensando a falta de frames em alguns episódios, apesar da boa animação geral. Algo perceptível é que os olhos, mais especificamente as pupilas e sobrancelhas, perdem a harmonia com as demais cores do anime em alguns momentos. A dublagem é de ótima qualidade e a trilha sonora possui um ou dois temas mais alegres e que se destacam principalmente quando as garotas estão vivenciando algum momento de empolgação. O trabalho com os cenários está bacana e se considerarmos que tanto o diretor quanto o estúdio Nexus possuem pouca experiência, podemos afirmar que fizeram um trabalho competente. Dado os prós e contras da adaptação, sendo os prós a paleta de cores e a comédia divertida e os contras a falta de originalidade e profundidade de enredo, consideramos a nota 7.28\10 atribuída pelo Myanimelist a mais coerente para Comic Girls.

Comic Girls está disponível pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil (link abaixo). Nós também temos as primeiras impressões da obra em nossa cobertura durante a temporada, veja links relacionados.

Se curtiu, compartilhe e ajude o Giganalise a crescer.

Vídeo promocional linkado diretamente do Youtube de acordo com direitos de API e políticas de compartilhamento.


LEIA TAMBÉM:

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/08/demi-chan-wa-kataritai-entrevista-com.html

http://giganalise.blogspot.com.br/2017/04/gabriel-dropout-uma-anja-viciada-em.html