Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Koi wa Ameagari no You ni. Um romance que desafia padrões!



É meus amigos, março chegou e isso significa que a temporada de Inverno\2018 no mercado de animes está em seus últimos momentos. É hora de fazermos um review final sobre alguns dos principais títulos que pintaram por aqui nesse período e a bola da vez é Koi wa Ameagari no You Ni um romance seinen que nos prendeu demais a atenção pela sua trilha sonora, atmosfera muito romântica e estilo visual retrô. Esse título já surgiu nas primeiras impressões do Giganalise e trazemos agora um review de fechamento acrescentando ou modificando alguma informação postada anteriormente. Uma história fantástica que é um exemplo claro do porque os animes são tão amados mundo afora. 

Geralmente reservamos um parágrafo para descrevermos a staff, as pessoas e o estúdio por trás da animação, se você não está interessado em dados tipo, nome do autor, obras anteriores do estúdio ou notas em sites e fóruns, basta saltar para o parágrafo seguinte, vamos lá. 

Koi wa Ameagari no You ni é originalmente um mangá em estilo romance, drama, seinen e slice of life escrito e ilustrado por Jun Mayuzuki. A adaptação para anime ficou a cargo do estúdio Wit (o mesmo de Attack on Titan e Mahou Tsukai no Yome) com direção de Ayumu Watanabe (que foi diretor de Kanojo ga Flag wo Oraretara), texto da roteirista Hitomi Mieno também conhecida como Deko Akao (está que já escreveu para Noragami e vai trabalhar em 3D Kanojo) e música de Ryo Yoshimata. Em um total de 12 episódios previstos o anime foi ao ar na temporada de inverno de 2018 nos trazendo um drama leve porém comovente e cativante recebendo a ótima nota 7.83\10 no Myanimelist com mais de 75.000 integrantes em seu perfil.


O inverno é uma época romântica, não é inverno aqui no Brasil mas no momento dessa postagem ainda é no Japão e fazia um tempinho que não cruzávamos caminho com um romance para jovens adultos. Eis que Koi wa Ameagari nos presenteia com seu design de personagens retrô que nada mais é do que uma homenagem ao passado, nós acompanhamos a história de Akira Tachibana (dublada por Sayumi Watabe) uma colegial que apaixona-se por Masami Kondou (dublado por Hiroaki Hirata) um homem decente e gentil porém 28 anos mais velho do que ela. Com uma direção afinada, um estilo visual nostálgico, bela trilha sonora, uma atmosfera romântica e aconchegante e uma protagonista com os olhos mais bonitos e sedutores que já vi nos últimos tempos Koi wa Ameagari é uma das razões porque muitos curtem animes.

A jovem Tachibana é uma aluna do colegial integrante do clube de corrida mas que se encontra impossibilitada de praticar o que mais gosta, ela sofreu uma lesão séria precisando passar por uma cirurgia e no momento se recupera. Tachibana trabalha numa cafeteria de porte médio cujo gerente é Masami Kondou um homem de meia idade (uns 45 anos mais ou menos) gentil e dedicado ao trabalho mais tido como uma pessoa sem muita personalidade pelos seus funcionários. Kondou, além de empenhado no trabalho procura antecipar as necessidades das pessoas tipo trazendo guarda-chuvas extras para os dias de chuva. Ele é divorciado, possui um filho pequeno e uma de suas maiores alegrias são os livros. Tachibana é um tanto introspectiva mas vivida para sua idade, de estatura física elevada com apenas 17 anos e porte delgado ela possui um dos pares de olhos mais brilhantes e mais bonitos que já vi em um anime ultimamente. Tachibana consegue ser séria e engraçada ao mesmo tempo sem fazer esforço para tal.

A garota simplesmente se apaixona por Kondou. Dois pratos são quebrados acidentalmente por ela no início da história, um quando descobre que seu gerente tem um filho (o que a deixou enciumada) e outro quando ela comprova que na verdade ele é divorciado. Cenas essas trabalhadas muito bem do ponto de vista cômico. Além disso Tachibana é pega de surpresa cheirando roupas usadas de Kondou o que a faz ter pensamentos tranquilizantes mas é pega de surpresa pelo próprio que meio desligado pouco entendeu a situação. Relacionamentos entre pessoas com diferença de idade muito grande é um assunto delicado, a diferença de mentalidade, maturidade e visão de vida pode ser algo chocante para muitos mas no anime o assunto é tratado de forma cômica, romântica, leve e respeitosa. 

Ao se tocar dos sentimentos de Tachibana, Kondou tenta levar na esportiva procurando fazê-la entender que socialmente aquilo não parecia muito adequado. O problema é que ao olhar para a garota ele se recorda com alegria o tempo em que era jovem o que o faz sentir uma mistura de saudade e nostalgia. Porém, Tachibana está determinada a conhecê-lo melhor e aos poucos vai fazendo parte da vida de Kondou o que pode causar alguns questionamentos sociais principalmente porque algumas pessoas da cafeteria, em particular um certo cozinheiro mau caráter, já estão conscientes da situação.


A atmosfera de Koi wa Ameagari é cativante demais para quem curte um bom romance, uma trilha sonora de primeira e um enredo que em outros locais do mundo seria tido como impróprio mas dada a cultura e educação japonesa, o quanto eles valorizam o respeito e a maturidade e principalmente o modo prudente, respeitoso e pé no chão como Kondou lida com a situação deixa fácil para nós percebermos que o roteiro puxa para o romance e não para a malícia. Apesar de muito nova a jovem Tachibana entende seus sentimentos e sabe o que quer e Kondou age com responsabilidade não querendo ou intentando se aproveitar da situação.

A qualidade visual e o design de personagens.

O anime é uma homenagem ao passado, o estilo visual é bem old school me fazendo lembrar os animes da década de 90 os personagens tem o traço visual estilizado, são delgados e um tanto "esticados na vertical". Será sem dúvida um dos romances senão o romance do ano.

Confira nossos anúncios para nos apoiar.

Nos sigam nas redes sociais.

Valeu e até a próxima.

Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API.


LEIA TAMBÉM: