Kujira no Kora wa Sajou ni Utau. Vivendo em uma baleia gigante sobre um mar de areia

Observações:

1. Caso queira vê todos os animes já analisados pelo Giganalise basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima, é simples e prático;
2. Caso queira nos ajudar basta conferir nossos anúncios;
3. Todos os animes citados no texto caso já contem com reviews no site estão linkados no post.

A temporada de Outono de 2017 trouxe algumas continuações e vários animes inéditos interessantes, nesse post iremos falar sobre a estreia de Kujira no Kora wa Sajou ni Utau, um anime que mistura ficção científica, fantasia e um povo que vive em uma baleia gigante sobre um oceano de areia. Como sempre nós começamos pela sfatt, achamos importante ficar por dentro dos bastidores, conhecendo os autores e profissionais que produzem os animes. Evitamos o máximo possível de spoilers nos acompanhe nessas primeiras impressões, vai ser divertido!

Kujira no Kora wa Sajou ni Utau (uma das traduções seria "Os filhos da baleia cantam sobre a areia") é um mangá em série em estilo fantasia, mistério e ficção escrito e ilustrado por Abi Umeda, a adaptação para anime está sendo produzida pelo estúdio J.C.Sfaff (estúdio que já emplacou vários sucessos como Toradora, Shokugeki no Souma, Sakurasou no Pet na Kanojo, Zero no Tsukaima, Bakuman e muitos outros) com direção de Kyouhei Ishiguro (diretor de storyboard de Kokoro Connect e de episódio de Fairy Tail), texto de Michiko Yokote (que já escreveu para Gintama e Bleach) e música Hiroaki Tsutsumi (que compôs para Ao Haru Ride e recentemente, Keppeki Danshi! Aoyama-kun). Em um total de 12 episódios previstos o anime está sendo exibido na temporada de Outono de 2017 pelas redes Tokyo MX, Sun, KBS e BS11 e estará disponível via streaming pela Netflix. Kujira no Kora conta com o apoio das produtoras Bandai Visual, Lantis, Magic Capsule, Hakuhodo DY Music & Pictures, Akita Shoten, Sony PCL e Contents Seed. Até o momento recebeu nota 7.80\10 no Myanimelist com mais de 41.000 integrantes. Nota alta e que pode atingir degraus mais elevados já que muitos estão conhecendo o anime agora.

Em Kujira no Kora a humanidade vive uma realidade mágica e assustadora! Nós não mais habitamos a terra mas vivemos sobre o que parece ser baleias-navios gigantes feitas de rocha que vagam pelo mundo em um oceano não de água mas sim de areia. Tudo é produzido dentro dessas cidades flutuantes incluindo plantações. Nesse mundo paralelo o homem vive pacificamente (pelo menos alguns deles) tendo a capacidade de usar magia como apoio e ferramenta para conduzir sua vida. 

É então que somos apresentados ao jovem Chakuro (dublado por Natsuke Hanae) encarregado de fazer anotações sobre tudo dentro da baleia flutuando e sobre o mar de areia. Chakuro é um jovem gentil e sonhador e possui um pouco de vontade de vê o que existe no mundo exterior fora da baleia flutuante. 

Ouni (dublado por Yuuichirou Umehara) é um jovem guerreiro, forte mas rebelde que não suporta viver confinado aos limites da baleia-navio e possui um desejo incontido de sair e conhecer o mundo lá fora a qualquer custo, devido a sua rebeldia ele vive sendo encarcerado no que eles chamam de "intestino da baleia" uma prisão no interior da cidade onde não é possível usar magia. Diferente de Chakuro, Ouni apesar de seu senso de humanidade e justiça não exita em usar a força para se defender e não costuma seguir as regras de seu povo se isso significar privá-lo de liberdade. Tudo estava tranquilo e pacífico na vida dos habitantes daquele lugar até que em uma expedição a uma outra baleia-navio aparentemente abandonada Chakuro e seus amigos encontram Lykos (dublada por Manaka Iwami) uma garota misteriosa que os ataca sendo contida e levada aprisionada. Porém a sua ida a cidade navio de Chakuro trouxe uma terrível ameaça...

Kujira no Kora encanta com seu visual diferente e com uma história que mistura esperança e desespero. Covardemente atacada a baleia-navio de Chakuro se torna um mar de sangue despertando a tristeza e a revolta no coração de muitos. O anime conta com uma atmosfera mágica e espiritual que é abalada com violência e brutalidade. O visual de Kujira no Kora é diferente, os cenários, as vestimentas, os utensílios domésticos tudo possui uma aparência rústica e falando em cenários eles são feitos a mão passando o sentimento de desenho animado antigo deixando-o com um ar belo e artístico. A trilha sonora da intro é belíssima e a animação em vários momentos é excepcional com atenção aos mínimos detalhes de movimentos dos personagens, sendo ótima para o tema. A J.C.Staff é um bom estúdio trazendo um material consistente e muitas vezes até acima do esperado. Quanto a fluidez, não é preciso um grandioso esforço para imergir na história, apesar de um ou outro momento em que você espera uma guinada maior o enredo é misterioso e interessante e o fato dele ser um pouco clichê pode ser compensado pelos elementos únicos que o anime nos mostra, o visual é único e quanto ao carisma dos personagens, é mediano. O ar de fantasia o faz ser encantador incluindo as tatuagens que surgem nos personagens quando eles usam a magia ou nos momentos em que estão navegando em embarcações sobre um mar de areia o que nos deixa ainda mais curiosos por saber o porque o mundo ficou daquela forma e que mistérios ainda podem nos ser apresentados.

O que será que acontecerá com Chakuro, Ouni e o povo pacífico que habita a baleia-navio gigante? Só conferindo os próximos episódios de Kujira no Kora wa Sajou ni Utau para sabermos.

Comente e compartilhe aí, isso nos ajuda muito.

Caso queira nos apoiar bastar conferir nossos anúncios.

Valeu e até a próxima.

Obs: Abertura linkada diretamente do canal da Bandai Visual do Youtube de acordo com direitos de API.