Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

Shirogane no Ishi Argevollen. Uma proposta pé no chão, um roteiro consistente, militares e mecas.

Shirogane no Ishi Argevollen é o que posso considerar um trabalho redondo e consistente em seu percurso. Com um roteiro que mantém-se regular durante toda a história Argevollen é um anime militar com mecas produzido pelo estúdio Xebec escrito por Tatsuo Sato e dirigido por Atsushi Otsuki indo ao ar de 03 de Julho de 2014 até 18 de Dezembro do mesmo ano em um total de 24 episódios exibidos pelas redes Tokyo MX, MBS, TVA, AT-X e BS11. O anime também foi transmitido simultaneamente para o resto do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll inclusive com legendas em português do Brasil.

Em um futuro não tão distante em um mundo paralelo duas nações estão em guerra, o Reino de Arandas e o Reino de Ingelmia. Usando tecnologia de ponta eles lutam com soldados especializados em controlar mecas (robôs) gigantes capazes não apenas de combater com armamento pesado como também entrar em confronto corpo a corpo seja com facas ou espadas. Argevollen, embora não seja nenhuma obra prima em animação ou em roteiro mostrou para nós ao longo de seus 24 episódios um enredo decente merecendo algumas horas de nossa atenção.

A guerra parecia está se encaminhando para o final com o Reino de Ingelmia (o vilão da história) ganhando de lavada devido a tecnologia e recursos superiores de seus mecas. Do lado de Arandas apenas o batalhão de ações independentes número 8 parecia está desempenhando um papel vitorioso. Numa mudança estratégica de localização o comandante Ukyo Samonji, sujeito mais sério e fechado que já vi em um anime está no comando de Tokimune Susumu, um cadete novato no controle de um dos mecas da equipe. Desobedecendo as ordens Tokimune avança contra o inimigo que estava perseguindo Jamie Hazaford, uma jovem engenheira que carregava nada menos que Argevollen, o mais avançado e recente meca de combate do reino de Arandas. Para salvarem-se Jamie e Tokimune não têm outra escolha a não ser ativar a máquina e usá-la alí, naquele momento crítico. O que eles não sabiam é que uma vez o Argevollen sendo ativado ele não poderia mais ser usado por outra pessoa.

Shirogane no Ishi Argevollen está aqui neste review por ter vários pontos muito bacanas e positivos. O roteiro é escrito com pontas bem amarradas e nós percebemos uma consistência em seu percurso. Existem animes que começam muito bem, eles nos impressionam nos primeiros episódios e depois a coisa desanda, fica inconsistente com alto e baixos frustrantes e muitos momentos nada a ver feitos sem muita criatividade ou preocupação com a qualidade. Quem assiste percebe esses tropeços deixando o anime muitas vezes desinteressante e previsível. Argevollen tenta seguir outro rumo mantendo uma proposta honesta. Ele não promete muito, já percebemos de início mas, o que promete cumpre.

O roteiro e a animação não são nenhum espetáculo mas entretem possuindo alguns personagens bem carismáticos como o comandante Samonji e Saori Suzushiro a segunda no comando da unidade. São dois personagens marcantes eles brilham devido sua seriedade e personalidade segura. Quanto a Tokimune, sua postura é um tanto quanto esquentada, imatura e precipitada; ele não chega a ser um estrago como protagonista mas um pouco desajeitado no papel e pode não convencer a muitos deixando aquela impressão de ser um cara chato e despreparado. O mesmo podemos dizer de Jamie Hazaford, que possui lá os seus momentos de "chatinha" vamos dizer assim (eu particularmente gostei muito dela). Ambos porém têm suas qualidades. Tokimune é preocupado com seus companheiros e dá tudo de si nas batalhas comandando o Argevollen e Jamie é responsável pelo monitoramento da conexão neural entre Tokimune e o meca garantindo que os dois estejam bem. Ao longo da história recheada com tramoias militares e políticas, atitudes escusas por debaixo dos panos, venda ilegal de informações e coisas do tipo o reino de Ingelmia adquire a tecnologia para criar mecas tão poderosos e letais quando o Argevollen. O anime possui portanto uma pegada pé no chão no modo como as coisas vão se desenrolando, sem nenhuma grande surpresa para o confronto entre Arandas e Ingelmia.

Quanto aos detalhes técnicos a animação é regular, algumas vezes nós percebemos carência nos pequenos detalhes e estática nas expressões dos personagens, um pouco mais de frames faria bem ou quem sabe um toque mais criativo do diretor. Isso é claro é uma questão de orçamento. As cores e traços são bons contudo não existem muitos momentos super, mega, ultra impressionantes ou fluídos. 

Talvez o anime ficasse melhor com alguns episódios a menos tendo assim mais recursos orientados a animação. A comédia e o romance existem mas, bem discretos. O anime tem dois arcos com duas intros e meio que não gostamos da música nem da edição da primeira intro algo que foi compensado pela segunda que começou a ser usada mais ou menos alí no décimos quarto, décimo quinto episódio e ficou muito show de bola.
 
Comenta e compartilha aí, ajuda muito.

Deseja assistir? O link abaixo é licenciado e existe a opção com legendas em português do Brasil.

Assistir Shirogane no Ishi Argevollen