Pix ou Paypal: giganalise@gmail.com

God Eater. Luta contra a extinção da humanidade em um mundo pós-apocalíptico.

God Eater é um game em série contendo vários títulos incluindo o mais recente God Eater Ressurrection de 2015 lançado para Playstation 4.  Uma adaptação para anime foi produzida pelo estúdio Ufotable (o mesmo da série Fate/Stay Night), dirigido por Takayuki Hirao e exibido por várias redes Tokyo MX, SUN, KBS, BS11, KSS, EBC, OHK e JRT entre 12 de Julho de 2015 e 26 de Março de 2016 em um total de 13 episódios. O anime foi transmitido simultaneamente para o resto do mundo pelo serviço de Streaming Crunchyroll.

God Eater recebeu nota 7.54/10 no MyAnimeList com mais de 90.000 votos contabilizados e 4.0/5 no site de streaming Crunchyroll lembrando que a nota deste último site é dinâmica, ela varia com o tempo de acordo com o número crescente ou decrescente de pessoas que assistem ao material. A adaptação para anime deixou um gostinho de quero mais em quem assistiu aos seus 13 episódios, que vale lembrar ficaram com final aberto. Contudo, como acontece com vários outros títulos no mercado não há qualquer menção, pelo menos até então, de que o estúdio esteja produzindo uma segunda temporada.

Em 2071 a humanidade estava a beira da extinção. Um estudo genético com um novo tipo de célula (as células Cell) de início parecia promissor para o futuro mas acabou por se tornar uma grande ameaça de extinção quando essas células começaram por conta própria a evoluir e originar novas espécies de seres vivos agressivos chamados de Aragamis. Logo essas criaturas imunes a qualquer armamento humano começaram a povoar e dominar a Terra devorando toda a biosfera desde fauna e flora até quase exterminar a vida humana. Para combatê-los, uma organização de amplitude mundial conhecida como Fenrir desenvolveu armas especiais conhecidas como God Arcs. Baseadas nas células Cell, são as únicas armas capazes de destruir os aragamis mas apenas humanos com compatibilidade genética podem usar tais armamentos sendo estes chamados de God Eaters. Nesse contexto surge o jovem Lenka Utsugi escolhido para testar um novo tipo de God Arc. Os modelos antigos só podiam assumir uma única forma, espada ou arma de fogo, mas o novo modelo é capaz de converter sua forma para ambas as opçṍes de acordo com a necessidade. Em um mundo quase que completamente devastado pelos aragamis, Lenka e outros integrantes da organização Fenrir lutam fervorosamente para levar a humanidade ao único refúgio restante, uma cidade gigante capaz de abrigar todos os seres humanos que ainda estão vivos.

Minha impressão sobre God Eater é a de que tanto sua história quando a qualidade de sua produção foram ótimas mas poderiam ter sido excelentes o que explica o fato do anime não ter atingido um 8.0/10 nas avaliações do MyAnimeList. Isso seria natural dada a qualidade gráfica e o roteiro que possui grande potencial de desenvolvimento porém a sua pouca quantidade de episódios pesa contra. God Eater sem sombra de dúvidas tem um universo capaz de expandir o número de capítulos para mais do que apenas uma única temporada. Analisando e pensando em termos econômicos o estúdio agiu com coerência, pela qualidade gráfica percebemos que o anime deve ter sido uma produção cara e para haver uma segunda temporada (que em minha humilde opinião deveria existir para completar a história) seria necessário um grande feedback positivo nas vendas do material original por parte daqueles que gostaram do anime. É esperar para vê.


Como o enredo trata da humanidade vivendo no limite de sua sobrevivência tendo praticamente perdido toda a civilização por culpa dos aragamis, God Eater tem um auto teor dramático e trágico. Boa parte dos episódios são dedicados a trabalhar e apresentar o psicológico dos personagens deixando o material com uma pegada mais séria, mais dramática, mais adulta. Entre os personagens temos Lenka Utsugi que protagoniza como alguém que deseja ardentemente livrar a humanidade da ameaça dos aragamis, arriscando a própria vida se necessário, não querendo que o sacrifício da sua familia adotiva que morreu tentando mantê-lo vivo fosse em vão; Alisa Illinichina Amiella passa a integrar o grupo de Lenka, a sua grande motivação é encontrar e destruir o aragami que ela testemunhou devorar seus pais quando era criança. Alisa sofre de transtorno do estresse pós-traumático e tem ataques de pânico por ter testemunhado a morte dos pais e por sentir-se culpada pelo que aconteceu. Embora seja um prodígio em combate ela constantemente necessita de remédios tranquilizantes e de sessões de terapia para não desmoronar psicologicamente, esse fato quase põe em risco o grupo de Lenka; Soma Schicksal foi fruto de um experimento de sua mãe para conseguir combater a ameçada das células cell anos atrás, ela participou voluntariamente como cobaia do projeto usando o próprio corpo ainda em gestação mas não deu certo. Infelizmente Soma carrega um forte sentimento de culpa por ter matado sua mãe no momento de seu parto. Esses são alguns dos personagens que compõem a trama de God Eater, outros  de presença marcante e com histórias singulares estão contidos no universo do anime e deixamos que sejam apresentados para quem tiver interesse em assistir ao material.

As lutas contra os aragamis tendem a ser acirradas e sangrentas pois eles desenvolvem a inteligência rapidamente e evoluem em questões de minutos se tornando grandes ameaças. Tudo o que Lenka e seus companheiros dispõem são seus God Arcs, essas armas podem cortar e perfurar a pele do inimigo além de extrair os seus núcleos usados na construção da nova arca de sobrevivência da humanidade. Os aragamis são tratados como deuses da destruição por sua força e habilidade, eles têm diversas formas e tamanhos. Isso fica bem claro quando percebemos que o grande vilão do roteiro de God Eater mata por diversão e o seu rosto é exatamente igual ao dos deuses descritos na mitologia grega.

Graficamente o estúdio Ufotable trouxe um material acima da média com algumas animações fluidas. Ficamos absortos pelos gráficos em tons pastéis muito bonitos, a história do anime é compatível com o tipo de material que o estúdio costuma trabalhar, vemos aqui algumas similaridades visuais, de direção e no modo progressivo como o roteiro se desenrola com a série Fate/Stay Night que ainda faz grande sucesso sendo de produção do estúdio. Embora a pouca quantidade de episódios e o roteiro com algumas pontas aparadas não tenha agradado a todos, God Eater figura como um dos animes a serem assistidos por quem curte ficção científica, ação e uma pegada de terror psicológico. 

Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado e, após o cadastro, basta escolher as legendas em Português do Brasil.

Assistir God Eater