* Confira nossas redes e fique por dentro de todas novidades.
* Compartilhe e ajude-nos a alcançar mais pessoas.

Tendo uma lista considerável de sucessos a Kyoto Animation é hoje um dos estúdios de animação mais conhecidos e respeitados do Japão, lembrado pelo trabalho primoroso e gerenciamento de pessoal, embora ainda sofra as consequências do atentado criminoso o qual foi vítima em 2019.
Carinhosamente abreviado como KyoAni tendemos a acreditar que o estúdio seja fruto dos primórdios da animação japonesa tendo um portfólio muito antigo de sucessos.
Mas esta não é a realidade!
Por um certo período a ilustradora Youko Hatta trabalhou e aprendeu sobre a indústria na Mushi Production, estúdio fundado por Osamu Tezuka, o "pai do mangá", em 1961.
É então que Youko decide sair da Mushi Production e junto ao marido Hideaki Hatta dão início aos trabalhos da Kyoto Animation em 1981 com uma equipe minúscula.
Tomando uma decisão comprovada sábia durante os 5 primeiros anos eles realizaram apenas trabalhos de finalização para outras companhias, até que em 1986 abrem o próprio departamento de desenhos onde registram oficialmente o nome Kyoto Animation Corporation Limited.
Agora um estúdio propriamente dito e novamente fazendo escolhas corretas, a partir deste ano eles auxiliam mais intensamente outras companhias e estabelecem relações com os estúdios Gonzo e Shin-Ei Animation, embora sem lançar qualquer anime próprio.
Hoje a Kyoto Animation é conhecida pela estética e alma de suas produções com obras escolhidas a dedo gerando histórias cotidianas leves, muito carismáticas e de bom visual, encaixando-se bem na cultura japonesa e conquistando por tabela o ocidente.
Esta "identidade própria" entretanto não nasceria durante as décadas de 1980 e 1990, ótimas por sinal, mas que tinham grande foco em obras mais adultas e futuristas.
Um pouco em função disto é chocante afirmar que durante seus primeiros 20 anos a Kyoto Animation permaneceu nos bastidores da indústria, auxiliando outros estúdios e aprimorando sua cultura de desenvolvimento e valorização de talentos internos, até explodir de popularidade no início dos anos 2000 junto ao movimento Moe.
Tendo apenas 3 OVAs conhecidas entre 1991 e 1998 a história de protagonismo da KyoAni começaria em 2002 com Nurse Witch Komugi-chan Magikarte, um anime de 5 episódios + 1 especial.
A partir desde momento sua lista de sucessos cresceu exponencialmente incluindo séries como Fullmetal Panic! (2002), Kanon (2002), Air (2005), Suzumiya Haruhi no Yuuutsu (2006), Clannad (2007), Lucky Star (2007), K-On! (2009), Nichijou (2011), Hyouka (2012), Chuunibyou demo Koi ga Shitai! (2012), Tamako Market (2013), Free! (2013), Kyoukai no Kanata (2013), Amagi Brilliant Park (2014), Hibike! Euphonium (2015), Kobayashi-san Chi no Maid Dragon (2017) e Violet Evergarden (2018) entre outros.
É fato que após o incidente de 2019 o estúdio lançou majoritariamente sequências prometidas de animes já conhecidos e ainda não chegou ao patamar de qualidade que tinha anteriormente.
Seu futuro por outro lado é um misto maior de expectativas do que dúvidas e neste exato momento a vindoura adaptação de Ruri Dragon, um mangá bastante querido, é objeto de seus esforços.
* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.
* Kyoto Animation. Como um estúdio que permaneceu nos bastidores por anos tornou-se sinônimo de qualidade!
— Giganálise Anime (@GiganaliseAnime) February 10, 2026
Saiba mais: https://t.co/l9MWkTLmJ8
* Companhia esteve nos bastidores da indústria por 2 décadas até explodir em popularidade no início dos anos 2000.#京都アニメーション, pic.twitter.com/3uGDIVdnQW
KYOTO ANIMATION
(Principais Séries)
(Principais Séries)








Referências: Website Oficial, X Oficial, MAL





Pesquisar: