Animação japonesa bate recorde de crescimento mas criatividade e variação temática não seguem mesmo ritmo.

* Nota: Acompanhe nossas redes e fique por dentro de todas atualizações.

O website japonês Animation Business divulgou nesta sexta-feira, 03 de Setembro, a mais recente pesquisa de mercado da companhia Teikoku Databank referente a indústria de animes. Segundo o relatório, originalmente publicado em 7 de Agosto, a animação japonesa teve um crescimento de 22,9% em 2023 em comparação ao ano anterior (gráfico ao final).
A produção doméstica do país atingiu o valor bruto de 339,02 bilhões de yenes (mais ou menos 13.1 bilhões de reais) no período, batendo o recorde histórico de 287,3 bilhões registrados em 2019 antes da pandemia.

A porcentagem de estúdios e companhias que tiveram crescimento de lucro foi de 37,2%, maior que os 24,9% que apontaram decréscimo nos rendimentos. A projeção é que a indústria mantenha os resultados positivos em 2024 devido produções em grande escala para TV/streaming (serão mais de 65 séries entre Outubro e Dezembro) e a distribuição nos cinemas.

Apesar dos bons indicadores a animação nipônica enfrenta vários problemas, alguns já considerados crônicos tipo a baixa remuneração daqueles que fato mantêm a indústria, a qualidade precária de algumas séries devido estúdios menores e/ou inexperientes e o persistente engessamento criativo.

Excluindo exceções e generalizando um pouco, quase tudo o que o Japão produz hoje são obras de aventura e fantasia medieval além de comédias românticas leves para o público adolescente, o que parece óbvio já que este é seu maior consumidor potencial.

Entretanto temas como aventura urbana, ficção científica e outros que conquistaram milhões de fãs hoje estão marginalizados ou quase esquecidos. Além disso o público jovem adulto reclama que o país não consegue criar obras mais sérias já que o fan-service (apenas quando exagerado) e a regra oculta de que tudo deve ser "fofinho" para vender, tendenciam a forma de tais obras serem escritas por lá.

O streaming mais acessível parece maquiar a situação ocultando estes problemas em segundo plano. A grande questão é como a animação japonesa irá performar nos anos futuros.

* Fonte: Animationbusiness.info
* Post linkado de acordo com políticas de compartilhamento.

Referência: Animation Business

Animes News, Anime Notícias,