* Spoilers evitados quando possível
Hoje é dia de review aqui no Giganalise e com muita empolgação trazemos um dos animes mais emocionantes, surpreendentes e com trilha sonora mais marcante da última década. Shigatsu wa Kimi no Uso é um drama romântico escrito com muito esmero e uma qualidade de animação de primeira prometendo arrancar lágrimas de quem não o assistiu com a garantia de já ter feito muitos dos que o conheceram se emocionar. Nós acompanhamos a vida de um jovem gênio da música mas que atravessa uma fase cinza em sua vida quando é iluminado por uma jovem brilhante, ousada e talentosa mas que esconde um grave segredo. Evitamos spoilers quando possível, nos acompanhe vai ser divertido.
Geralmente aqui no Giganalise quando postamos um review que vai para o nosso mural (para acessar todos basta clicar em "Mural de Reviews" no menu acima) nosso primeiro parágrafo é dedicado à staff, o pessoal por trás da produção e as notas recebidas, se você não está interessado em dados tipo notas do Myanimelist, nome e obras anteriores do diretor... esse tipo de informação, basta pular para o parágrafo seguinte, vamos lá.
Shigatsu wa Kimi no Uso, tradução "Você Mentiu em Abril", é originalmente um mangá em estilo drama, música, romance, escolar e shounen escrito e ilustrado por Naoshi Arakawa (que também é autor dos mangás Sayonara Football e Sayonara Watashi no Cramer), a adaptação para anime foi produzida pelo estúdio A-1 Pictures (o mesmo de Sword Art Online, Aldnoah.Zero e Nanatsu no Taizai) com direção de Kyohei Ishiguro (que já foi diretor de episódio de Fairy Tail e Psyco-Pass), roteiro de Takao Yoshioka (que escreveu para Konohana Kitan) e música de Masaru Yokoyama (que já fez composições para animes como Freezing e recentemente Fate\Apocrypha). Em um total de 22 episódios Shigatsu wa Kimi no Uso foi ao ar entre as temporadas de Outono\2014 e Inverno\2015 com exibição exclusiva pela Fuji Tv e transmissão para o restante do mundo pelo serviço de streaming Crunchyroll de forma paga ou gratuita com propagandas incluindo legendas em Português do Brasil. O anime recebeu a incrível nota 8.89\10 no Myanimelist com mais de 645.000 membros integrantes e mais de 372.000 votantes no momento dessa postagem, números grandiosos para um drama com destaque para o número de votantes o que demonstra o quanto o anime conquistou corações mundo à fora. A obra ainda ganhou o prêmio de melhor mangá shounen na 37ª edição do Kodansha Manga Awards e a animação foi vencedora do prêmio Yomiuri Shinbun.
Kousei Arima (dublado por Natsuki Hanae) é um jovem músico de uma genialidade rara de se vê. Treinado no piano desde pequeno por sua mãe super rígida Kousei logo foi conquistando notoriedade, admiradores e invejosos mas atualmente ele já não toca mais em público. Levando uma vida pacata de estudante do ensino médio Kousei perdeu sua mãe ainda muito cedo, ela já sofria há algum tempo com uma séria doença e tentando deixar um legado vendo no filho a oportunidade de ser alguém na música (algo que ela mesma não conseguiu), acabava por impor ao garoto ainda criança uma rígida e até cruel disciplina nas aulas de piano. Fato que o fez detestá-la em um último momento de sua vida por essa razão Kousei adquiriu um trauma psicológico no qual ele não consegue mais ouvir corretamente as notas do piano. Só enfatizando que Kousei não é surdo porém a marca emocional deixada pela morte da mãe o faz sentir como se estivesse tocando o instrumento no fundo do oceano não conseguindo escutar e diferenciar as notas.
Mesmo com essa dificuldade Kousei trabalha com música fazendo uma composição aqui, outra alí, por encomenda de interessados. Ele é amigo desde infância de Tsubaki Sawabi (dublada por Ayane Sakura) uma garota espoletada, cheia de vida e energia mas muito explosiva às vezes. Ela é cômica e joga no time de beisebol do colégio o que faz com que os garotos a chamem de gorila, esse apelido a tira do sério. Tsubaki é apaixonada por Kousei mas, nunca demonstrou ou se declarou até porque o garoto a vê como irmã. Além dela o jovem é amigo de Ryouta Watari (dublado por Ryota Osaka) um garoto gente boa mas muito mulherengo.
Nos tempos em que Kousei se apresentava em público quando criança ele deixou muitas marcas na vida de várias pessoas, diversas crianças e até mesmo adultos que o viam tocar piano feito gente grande o admiravam e se inspiravam nele tanto que já crescidos muitos decidiram seguir a música devido o exemplo de Kousei. O garoto era um mito, virou um lenda mas tudo isso é passado! Quer dizer, era até que em um dia no parque ele encontra Kaori Miyazono (dublada por Risa Taneda) uma jovem violinista cheia de identidade, personalidade e vontade de viver. Kaori se aproximou de Ryouta com a intenção de chegar até Kousei, ela na verdade queria que ele a acompanhasse no piano em uma das apresentações que faria, ele recusa de cara, aqueles dias eram passado e o garoto não desejava relembrá-los. Mas, aos poucos as coisas foram se encaixando e lá estavam Kaori e Kousei ensaiando juntos para apresentações, exibições públicas e competições.
Shigatsu wa Kimi no Uso é simplesmente emocionante. Como muitas das cenas são vivenciadas enquanto os personagens se apresentam em público foram criadas várias e belíssimas composições executadas ao piano e como é incrível e envolvente escutar aquelas composições que acompanham os pensamentos e as histórias de vida de cada personagem, uma das composições (do vídeo promocional abaixo) é uma mistura de romance, paixão, saudade e melancolia impossível de não comover até o mais duro dos corações. Com uma boa dose de comédia mas sem ofuscar ou tomar o lugar do drama Kousei vai novamente se apaixonando pela música retomando sua jornada mesmo suando frio e sofrendo com seu trauma que não permite ele distinguir os sons das notas, tendo que fazer milagres para tocar assim mesmo. O jovem vai recuperando a auto estima e silenciando muitos críticos e questionadores do seu talento. Alguns desejavam seu retorno já outros diziam que ele era passado. Isso não incomodava Kousei que buscava apenas reencontrar um propósito e rumo existencial. Um novo começo, muito influenciado por sua nova amiga.
Kaori por ser cheia de vida e ousadia tinha um modo próprio e agressivo de tocar ao violino não seguindo regras ou métricas que eram exigências nos concursos, dessa forma mesmo surpreendendo a plateia ela muitas vezes não recebia notas qualificatórias. Seu plano de tocar junto a Kousei estava dando certo até que em uma de suas exibições solo ela desmaia no meio da audiência, Kaori já havia sido levada ao hospital nem uma ou duas mas várias vezes.
Devo alertar, as pessoas que não estiverem preparadas para acompanhar a história de Shigatsu wa Kimi no Uso acabarão em lágrimas. O anime cria emoção e envolvimento causando aflição por não sabermos o que está ocorrendo com Kaori, se ela tem algum tipo de doença mais grave e qual o desfecho. O final é de verter lágrimas e o anime têm uma das declarações de amor mais comoventes, inesperadas e engraçadas que já vi com direito a chute na canela e tudo mais. O que acontece com a história de Kousei, Kaori e seus amigos eu deixo para quem desejar assistir. Link abaixo.
Qualidade técnica.
Para acompanhar uma história tão única a qualidade visual e o design de personagens não ficam atrás, o visual de Shigatsu wa Kimi no Uso é de primeira qualidade, um animação igualmente fascinante, direção afinada com a atmosfera dramática e romântica envolvendo colegiais e uma trilha sonora que dispensa comentários estando na minha opinião entre as melhores trilhas de anime de todos os tempos. Composições fascinantes de encantar corações. O anime está para muitos no top 20 dos melhores dramas já produzidos no mundo dos animes.
Confira nossos anúncios para nos apoiar.
Valeu e até a próxima!
Deseja Assistir? O link abaixo é licenciado havendo a opção de legendas em Português do Brasil.
Assistir Shigatsu wa Kimi no Uso
Vídeo promocional linkado do Youtube de acordo com direitos de API.
|
|
|
|
|
Pesquisar: